Consumidores mato-grossenses denunciam golpe que modifica o código do PIX a ser copiado para a realização de pagamentos. A secretária adjunta do Procon-MT, Marcia Santos, citou como exemplo, consumidores que sofrem o golpe no momento de pagar a energia elétrica.
A fraude nas transações por meio do PIX pelo aplicativo da rede distribuidora de energia no Estado acontece momento que o usuário da internet clica em anúncios falsos disseminados em redes sociais e em plataformas de busca. Conforme informações da assessoria o Procon/MT, na ação criminosa, é inserido um vírus que modifica o código e altera a conta de destino.
Márcia orienta ao consumidor que fique muito atento quando for fazer pagamento dos seus boletos e confira a informação do nome do recebedor. No caso da conta de energia elétrica, é preciso verificar se o nome do recebedor é o da concessionária de energia elétrica, se for um nome desconhecido ou nome de terceiros, é recomendável cancelar o pagamento e realizá-lo de outra forma.
Também foi recomendado que a vítima registre o problema pelo site www.consumidor.gov.br ou pelo antedimento do Procon via WhatsApp (65) 99228-3098. Além disso, a pessoa pode ainda registrar um boletim de ocorrência.
VEJA COMO FUNCIONA O GOLPE
O golpe tem início a partir do momento que o usuário da internet clica em anúncios falsos disseminados em redes sociais e em plataformas de busca. A partir daí, o aparelho eletrônico, seja celular ou computador, é automaticamente infectado pelo malware “GoPIX”, que coleta os dados do usuário e passa a espioná-lo.
Assim, no momento em que a pessoa fizer uma compra on-line ou for fazer um pagamento de conta, e selecionar como modo pix copia/cola, o malware entre em ação.
O código para pagamento do pix gerado pela loja ou empresa vendedora de serviços é interceptado pelo malware, que insere a chave pix do criminoso.
Com isso, quando a transação é realizada, o dinheiro vai para a conta do golpista e não da empresa ou loja.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).