O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo para contratação temporária de pessoal para a realização do Censo Demográfico 2022. Ao todo são ofertadas 220 vagas para os cargos Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário Municipal (ACM).
Para a função de Agente Censitário Supervisor é necessário ensino médio completo, e o candidato irá receber salário de R$ 1.700; com previsão de duração do contrato de até cinco meses.
Já a função de Agente Censitário Municipal, também é necessário ter ensino médio completo. O salário é de R$ 2.100, com previsão de duração do contrato de cinco meses.
Segundo o edital, tem vagas em Mato Grosso para as seguintes cidades: Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colniza, Confresa, Curvelândia, Ipiranga do Norte, Juara, Juína, Matupá, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Novo Mundo, Porto Esperidião, Rondolândia, São José do Xingu, Santo Antônio do Leste e Tabaporã.
Os interessados podem se inscrever a partir desta quarta (25) até 1º de junho no site do IBGE. As inscrições são gratuitas.
O agente censitário supervisor exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas. Está subordinado ao agente censitário municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico, estará à frente de dois tipos de ações: administrativas: controle e gestão dos recursos humanos e materiais do posto de coleta; técnico-operacionais: gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e recenseadores em que acompanhará e orientará a coleta de dados.
Leia Também - 13º do INSS: segunda parcela começa ser paga nesta quarta (25)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).