Cerca de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou na madrugada desta segunda feira, (01.08) a BR 163 em protesto contra o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que não providenciou o assentamento das famílias em uma área localizada no município de Acorizal (a 60 Km da capital Cuiabá).
De acordo com o MST, a área em situada na Fazenda Gleba Espinheiro Itamaracá. Ela tem 2.600,00 hectares e não estaria cumprindo a função social, tendo a capacidade para assentar cerca de 80 famílias.
Segundo o Movimento, a área já foi ocupada em 2003 e após vistoria realizada pelo INCRA, foi declarada improdutiva. No entanto, o seu laudo foi contestado pelo proprietário, e estava com processo judicial desde 2005, sendo que passou pelas diversas instancias até chagar no Supremo Tribunal Federal (STF).
No final de 2015, o STF deu ganho de causa ao INCRA, no entanto, o órgão não tramitou os procedimentos burocráticos necessários para proceder o assentamento das famílias reivindicadas pelo MST.
“Dessa forma as famílias organizadas pelo MST, cansadas de esperar pela “boa vontade” do INCRA, ocuparam este latifúndio para denunciar a paralisação da Reforma Agrária e das políticas voltadas para a Agricultura Familiar Camponesa, bem como para exigir que o INCRA tome as medidas necessárias para concretização imediata do assentamento das famílias”, diz trecho da nota encaminhada pelo MST.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).