Com a Saúde pública de Cuiabá sob Intervenção do Estado, as cirurgias eletivas foram suspensas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e São Benedito por atraso em pagamentos referente aos serviços de anestesia. A suspensão acontece desse sábado (23.12), às 19 horas, sendo mantido somente o atendimento de urgência e emergência.
Em ofício, a Cooperativa de Médicos Anestesiologistas do Estado de Mato Grosso (Coopanest-MT) notificou a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) por reiterado atraso em pagamentos.
Consta do documento, que reiterado atraso do pagamento referente ao mês de fevereiro deste ano, aliado ao também pagamento em aberto do mês de novembro de 2023. O total da dívida, segundo ofício, corresponde a R$ 1.231.071,12.
“Ocorre que, mesmo ante a plena regularidade da Notificante perante suas obrigações, especialmente no fornecimento dos serviços pactuados, o mesmo não se verificou por parte da Notificada, atrasa até a presente data a liquidação e pagamento dos valores devidos, mesmo após diversos meses e reiterados pedidos de cobrança por esta cooperativa, ficando também em aberto – sem pagamento – até então o valor referente às notas fiscais de novembro/2023, prejudicando verbas alimentares de seus cooperados.”
Outro lado - O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá informou, por meio de nota, que os pagamentos de serviços prestados durante o período de intervenção estão em dia. "Os valores referentes a novembro de 2023 estão em fase de instrução de processo, rito obrigatório para pagamento e que está dentro do prazo."
Ainda segundo a nota, a Cooperativa tinha três pagamentos em aberto quando o Gabinete assumiu a gestão da Saúde: dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023. “O Gabinete realizou o pagamento dos meses de dezembro e de janeiro, ficando o mês de fevereiro para posterior negociação."
O Gabinete cita que a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso garante priorizar o pagamento dos serviços prestados e afirma que está concluindo o planejamento para a quitação dos débitos anteriores.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).