O prefeito de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), Osmar Froner de Mello (MDB), decretou situação de emergência pelas fortes chuvas que afetaram algumas áreas do município, no último domingo (28.05). O decreto é válido por 180 dias.
Conforme o Decreto n°. 40/2023, publicado na manhã desta terça-feira (30), no Diário Oficial dos Municípios (AMM), as fortes chuvas que estão causando a destruição de estradas, pontes e bueiros, provocando alagamentos, e em consequência obstruindo as rodovias municipais devidos a atoleiros, deslizamentos.
A situação também acabou interditando estradas municipais em função de grande quantidade de lama e água, causando sérios transtornos na cidade, colocando à população em risco.
De acordo com a publicação, fica autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Chapada dos Guimarães nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Também fica autorizado a convocação de voluntários para reforçar as ações, além de realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Chapada dos Guimarães.
“Será responsabilizado o agente de proteção e defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população”, diz trecho do decreto.
Ainda conforme o decreto, ficam os órgãos competentes autorizados a transferir bens apreendidos em operações de combate e repressão a crimes para ações de Proteção e Defesa Civil.
Nesta terça (30), conforme o Clima Tempo, a previsão em Chapada é de céu nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite. A temperatura é 17º a mínima e pode chegar a máxima de 23° graus.
Entre quarta (31) e sábado (03.06), a temperatura fica entre 16º e 32° graus, sem previsão de chuvas na região.
Leia também
Após 8 dias, investigada por desvio de medicamentos na UPA Ipase em VG é exonerada da Prefeitura
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).