O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) identificou irregularidades em 625 benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre aposentadorias, auxílios e pensões em Mato Grosso. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (10.01).
De acordo com a CGU, foram examinados 96 tipos de benefícios na folha de pagamento de março de 2017, sendo detectados que 33,1 mil apresentaram problemas. Deste total, conforme relatório da Controladoria, 625 estão relacionados aos beneficiários em Mato Grosso.
As maiores irregularidades foram encontradas nos acúmulos indevidos de auxílio-acidente e aposentadoria (12,8 mil casos), auxílio-doença e auxílio-acidente (8,3 mil) e duas concessões de pensão por morte (7,1 mil), além de pessoas que recebem duas aposentadorias, somando esse benefício com auxílio-doença ou recebendo duas assistências voltadas ao trabalhador rural.
A CGU informou que se as fraudes forem comprovadas podem provocar prejuízo anual de R$ 336 milhões aos cofres do governo Federal.
Importante destacar, que a Lei 8.213, de 1991 veda o recebimento de duas aposentadorias ou de aposentadoria mais auxílio-doença. O Decreto 83.080, de 1979, impede a concessão de assistência ao trabalhador rural a um beneficiário que já esteja em outro regime da Previdência Social.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).