Os voluntários da Casa de Sarita, instituição dedicada a projetos para mulheres em situação de vulnerabilidade em Várzea Grande, receberam na manhã desta terça-feira (05.12), uma moção de aplausos do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual, Eduardo Botelho (União). O evento contou com a presença da esposa do deputado, Sônia Meira Botelho, e do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB).
Idealizada pela primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorileo, a Casa de Sarita busca apoiar, empoderar e proporcionar autonomia às mulheres por meio de ações sociais, de saúde e educacionais voltadas para o empreendedorismo e profissionalização. Durante a cerimônia, Botelho, pretenso candidato à Prefeitura de Cuiabá, elogiou a instituição e expressou seu desejo de expandir o projeto para Capital, caso seja eleito prefeito em 2024.
Sonia Botelho destacou a importância de replicar o projeto em Cuiabá, afirmando que as mulheres da capital merecem uma Casa de Sarita para receber amparo, empoderamento e capacitação profissional.
A promotora de justiça e primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo, compartilhou a inspiradora história da professora Sarita Baracat, que foi uma pioneira do empoderamento feminino nos anos 1970. Ela expressou sua satisfação ao ver a Casa de Sarita sendo reconhecida pela Assembleia Legislativa e falou sobre a possibilidade de expansão para outras cidades, reafirmando o compromisso do projeto em ajudar mulheres em todo o Estado.
O prefeito Kalil Baracat ressaltou a importância de projetos voltados para as mulheres em sua gestão e agradeceu a parceria contínua com o deputado Eduardo Botelho.
A Casa de Sarita é uma homenagem à avó de Kalil, Sarita Baracat, uma figura política importante que faleceu em 2017, mas cuja história foi eternizada em um livro escrito pela jornalista e historiadora Neila Barreto.
Leia também: Moradora de VG promove feijoada para arrecadar fundos e cobrir telhado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).