Duas capivaras foram encontradas mortas na manhã de hoje (13.10) no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. As cenas de um filhote capivara tentando nascer antes da mãe morrer são chocantes.
Imagens divulgadas na mídia mostram os animais na calçada com as pernas para cima. Ainda não foi confirmado se os animais morreram atropelados, e nem como eles conseguiram chegar até a calçada. Eles apresentavam ferimentos.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, emitiu uma nota informando que pasta iniciou um diálogo com professores dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para avaliar qual a melhor decisão a ser tomada com relação às capivaras que residem nos parques públicos de Cuiabá, em especial no Parque Tia Nair.
“Uma das ações avaliada é a possível castração dos machos da espécie, com objetivo de controlar a população nesses ambientes. Outra possibilidade seria a limitação do território de pastagem, afastando a população de capivaras das vias públicas”, diz trecho da nota.
Leia também - Bombeiros e PM impedem mulher de se jogar de ponte em VG
Ainda de acordo com a Secretaria, foi realizada a sinalização adequada sobre a presença de animais silvestres na região para que motoristas redobrem a atenção e evitem acidentes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).