A prefeita de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), Eliene Liberato Dias (PSB), o prefeito de Pedra Preta (a 242 km de Cuiabá), Nelson Orlato (PSB) e a prefeita de Ribeirão Cascalheira (893 km de Cuiabá), Luzia Brandão (Solidariedade) voltaram a recomendar o uso de máscaras nos municípios. As medidas constam do Diário Oficial dos Municípios (AMM) que circula nesta quarta-feira (15.06).
Nelson Orlato determinou o uso obrigatório de máscara facial no âmbito do Centro de Enfrentamento à Covid-19 e nas dependências do Hospital Municipal Luciana Martins Amorim e recomendou uso facultativo de máscara nas dependências das unidades escolares das Redes Municipal e Estadual de Ensino.
Ele manteve a obrigatoriedade de dispensação de álcool 70%, em espaços públicos e privados, e o isolamento social para os que tenham diagnóstico positivo para contaminação pelo Sars-covi-2 e variantes.
Já a prefeita de Eliene Liberato recomendou por meio do Decreto nº 409, o uso obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde, aos idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, aos pacientes com comorbidades, as pessoas não imunizadas contra COVID-19, às pessoas com sintomas gripais, bem como aquelas que tiveram contato recente com pacientes acometidos pela COVID-19.
Leia também: Bolsonaro veta volta da gratuidade no despacho de bagagem em voos
O uso obrigatório também foi determinado aos alunos e todos os profissionais das unidades de ensino de educação infantil e instituições de ensino fundamental, públicas e privadas. “Essa obrigatoriedade se estende a todos que adentrarem a unidade escolar”, cita trecho do decreto.
O decreto torna facultativo o uso de máscara nos atendimentos ao público em geral, eventos em geral, igrejas, templos e congêneres, bem como, nos estádios e ginásios esportivos em geral, assim como nos supermercados e demais estabelecimentos comerciais.
A prefeita Luzia Brandão (Solidariedade) retomou a necessidade de utilização do uso de máscara nas escolas, comércios e demais estabelecimentos com ambientes fechados.
Outro município de Mato Grosso que retomou o uso obrigatório de máscara foi a prefeita de Barão de Melgaço (a 121 km de Cuiabá), Margareth Gonçalves (PSDB). Ela decretou o uso obrigatório de máscara no comércio e locais públicos do município.
Leia mais: Com evolução da Covid-19, cidade de MT retorna uso obrigatório de máscara
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).