20 de Outubro de 2024
20 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 09:36 - A | A

Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 09h:36 - A | A

adequações

BRT irá alterar trânsito em VG: avenidas Filinto Muller e Couto Magalhães terão sentido único

As duas mãos da Filinto Muller serão sentidos único, no sentido de norte para o sul

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

Várzea Grande terá diversas alterações no trânsito para se adequar ao BRT (Bus Rapid Transit) neste ano. Segundo informações do coordenador da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudio José, entre as mudanças consta a implantação de binários na avenida Couto Magalhães e Filinto Muller, ou seja, as vias serão transformadas em sentido único.

Ele explica que o BRT vai passar pelo Aeroporto, com previsão também de passagem pela região central. Uma faixa exclusiva deve ser implantada na Travessa Maracaju até o Dito Peixe, situado na Travessa João Norberto. (Veja vídeo abaixo)

“Do lado direito da Couto vai ser um binário - Couto e Filinto Müller -, então, as duas mãos da Filinto Muller serão sentidos único, no sentido de norte para o sul e a Couto Magalhães do sul para o norte”, contou o coordenador.

Segundo Cláudio José, a concentração dos binários (mão única), permite trabalhar os sinaleiros. “Hoje você passa no sinaleiro está verde, no outro já está fechado, porque tem sinaleiro de dois tempo, três tempos, quatro tempos e não haverá mais isso. São estações binárias que trabalharemos só com dois tempos. Então, você passa no sinaleiro verde, vai continuar verde até o final, então, você ganha tempo”, explicou.

Leia mais: Prefeitura de VG licita pontos de integração que irão interligar com BRT; terminal será desmontado

Outra preocupação do prefeito, segundo o coordenador, é com a velocidade comercial. Ele afirma que normalmente a velocidade dos ônibus tem que ser mínima. “A velocidade prevista em torno de 23 a 25 km/h. Hoje nós estamos rodando na hora do pico em torno de 12 km/h, 13 km/h, então, amarra tudo e fica tudo preso e o passageiro é quem 'paga o pato', demora muito a viagem. Ele (passageiro) fica muito tempo embarcado. Isso é um fator de exclusão social”, disse.

Além das mudanças no trânsito, o coordenador afirma que com o BRT o município contará com melhorias nas calçadas da área central e paisagismo, principalmente como está sendo feito não vai prejudicar ninguém. Ao contrário, vai beneficiar porque vai utilizar os canteiros que hoje não são utilizados”, disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760