O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, anunciou nesta quinta-feira (07.10) que a partir do próximo dia 18 deste mês as aulas na rede estadual serão 100% presenciais, porém, respeitando algumas medidas restritivas de biossegurança.
Segundo o gestor, para chegar na decisão foi analisado o monitoramento dos alunos quanto a frequência na aula no período hibrido iniciado em agosto deste ano, assim como a recuperação da aprendizagem dos alunos, a eficácia no cumprimento das medidas de biossegurança nas escolas.
Além disso, foi levado em consideração o baixo índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), avanço da vacinação dos profissionais da Educação, baixo índice de casos de Covid-19 nas escolas, assim como a solicitação de várias unidades escolares para o retorno de 100% das aulas de forma presencial.
Leia Também - Novo Decreto: Mauro Mendes suspende todas medidas restritivas em MT
Sobre os casos de contaminação nas escolas, dados da Secretaria de Educação apontam uma redução de mais de 85%, sendo que entre os dias 05 e 11 setembro foram registrados 21 casos envolvendo profissionais e alunos que testaram positivo, e nesta semana apenas três. Os dados citam que o número maior de contaminado é entre os estudantes tendo um média semanal de mais de 10 casos em setembro- neste mês de outubro foi registrado apenas dois.
Para volta de 100% das aulas presenciais, a pasta informou que foram investidos R$ 66.928.353,08 milhões nas 727 escolas estaduais.
Além disso, a Secretaria destacou algumas medidas que seguiram sendo adotadas nas escolas a partir do próximo dia 18, sendo elas: será garantido atendimento remoto aos alunos com comorbidades, turmas serão monitoradas e divididas mediante parecer dos assessores pedagógicos, estudantes e profissionais que testarem positivo serão afastados de acordo com recomendação médica.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).