Após a dispensa de licenciamento emitida pelo Corpo de Bombeiros, dois agentes do órgão visitaram o prédio e emitiram, no dia 19 de dezembro do ano passado, o alvará contra incêndio do local.
A fiscalização foi feita por Rodrigo da Fonseca Silva, capitão do Corpo de Bombeiros, e pelo soldado Eduardo Lino Vieira Rego, que vistoriou o local.
O alvará emitido tinha validade até dezembro de 2025. Anteriormente, o Corpo de Bombeiros havia dispensado o Shopping Popular de realizar licenciamento, através do documento de dispensa emitido via Redesim, nos casos de empreendimentos de Nível I, de baixo risco, o que não seria o caso do shopping. Leia mais sobre o assunto: Corpo de Bombeiros dispensou Shopping Popular de fazer licenciamento contra incêndio.
O alvará emitido tinha validade até dezembro de 2025, dois anos após a última fiscalização dos Bombeiros. De acordo com o CBM, o projeto técnico de segurança contra incêndio do Shopping Popular, elaborado pela Assciação dos Camelôs do Shopping Popular, foi aprovado pela fiscalização.
Apesar do alvará, o Shopping Popular não consta entre as mais de 1800 edificações regularizadas pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com lista disponível pelo órgão.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a corporação emitiu o Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico para a Associação do Shopping Popular em 19 de dezembro de 2023, com vigência até 2025. O documento pode ser conferido na íntegra em anexo.
Ainda conforme a asssessoria, o Corpo de Bombeiros fez fiscalizações no local de acordo com dados do Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio e Pânico, elaborado pelo empreendimento. O alvará foi emitido após a constatação das medidas de segurança, previstas na lei nº 10.402/2016.
"Apesar da dispensa de licenciamento, emitida automaticamente pela REDESIM, o Corpo de Bombeiros fez fiscalizações no local para garantir sua regularização em dezembro de 2024, com a emissão do alvará", diz manifestação da assessoria.
Leia mais: Governador nega empréstimo sem juros para reconstruir Shopping Popular: “não vou agir no impulso”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).