Faz mais de um ano que os alunos da Escola Estadual Vereador Amarilio Gomes da Silva, na comunidade rural Ribeirão dos Cocais, em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, estudam em um local improvisado nos fundos de uma igreja católica. O prédio onde funcionava a escola anteriormente passa por obras de reforma e ampliação, sem previsão de conclusão, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Na escola de ensino fundamental e médio, estudam 200 alunos. O professor da unidade de ensino, José Eugênio Brito do Nascimento, afirmou que - aparentemente - a obra já está pronta, mas que ainda não foi autorizado o retorno para o local. "Estamos dando aula no salão paroquial, sem saber quando voltaremos para a escola", disse.
Segundo a Seduc, a empresa entregou a obra, mas foram identificadas falhas que devem ser sanadas antes do prédio ser utilizado. Conforme a pasta, foram identificadas falhas na construção de uma fossa. Por isso, a empresa deverá corrigir essas irregularidades. Por isso, a obra ainda não foi entregue à comunidade.
A obra teve início em dezembro de 2013, conforme dados do Geo Obras, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na obra, devem ser investidos R$ 930,1 mil. A previsão era de que a reforma fosse concluída em seis meses. Nesse caso, até junho deste ano, o que não ocorreu.
A merenda também tem sido preparada em uma cozinha improvisada, sem paredes. As panelas ficam empilhadas em cima de mesas e balcões, como mostram as fotografias tiradas pelo presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), Flávio Vasconcelos, que trabalha na secretaria da escola. Ele disse que a obra já foi concluída há três meses e, enquanto isso, os alunos estão estudando em um barracão improvisado.
Na escola, foi feita uma reforma geral. O madeiramento do telhado foi substituído pela estrutura metálica, enquanto as telhas de cerâmica foram trocadas pelas telhas termoacústicas. A escola que possui mais de 100 anos já havia passado por reforma em 2006.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).