Há quase uma década desde o início das obras inacabadas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a avenida da Feb, em Várzea Grande, continua sendo palco de uma série constante de acidentes, deixando uma verdadeira "cicatriz" na cidade. Somente nos primeiros oito meses de 2023, a Guarda Municipal de Várzea Grande registrou 76 acidentes sem vítimas na área, sendo 49 deles ocorridos entre os meses de abril e agosto, quando o Governo do Estado iniciou as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).
Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), dos acidentes ocorridos entre janeiro e agosto deste ano, na avenida da Feb, 29 foram classificados como lesão corporal culposa de trânsito, o que significa que, mesmo sem intenção de causar danos a terceiros, os condutores envolvidos acabaram provocando lesões físicas devido a condutas negligentes, imprudentes ou falta de habilidade para conduzir veículos.
Com o início das obras do BRT e o encurtamento da via, as autoridades policiais registraram três acidentes com mortes envolvendo motociclistas até o dia 14 de setembro. Em dois casos, os motociclistas colidiram contra os blocos de concreto que delimitam a área das obras.
O primeiro acidente ocorreu em 7 de junho, resultando na morte de Geraldo Costa dos Santos, 57 anos. Testemunhas contaram que a colisão ocorreu devido a uma frenagem brusca do condutor de um Onix e uma possível tentativa de conversão.
É importante destacar que a morte ocorrida em 7 de junho não consta das estatísticas da SESP.
Outras duas mortes na avenida da Feb foram registradas em setembro. No dia 04, Mário Roberto Monteiro da Silva, 56 anos, morreu após ser fechado por um veículo e colidir com um bloco de concreto. No último acidente, ocorrido em 09 de setembro, Fabrícia Lemes, 26 anos, retornava de Cuiabá quando colidiu com um bloco de concreto e morreu.
Além disso, a assessoria da Guarda Municipal informou que, entre janeiro e agosto, foram registrados acidentes sem vítimas em várias outras avenidas, entre elas: avenidas Júlio Campos, 34, João Ponce de Arruda, 25, Mario Andreazza, 50, Ulisses Pompeu de Campos, 25, Alzira Santana, 15, Leôncio Lopes de Miranda, 06, Murilo Domingos (antiga 31 de Março), 17, Dom Orlando Chaves, 17, Couto Magalhães, 17 e Filinto Müller 33 acidentes.
Conforme assessoria da Polícia Judiciária Civil (PJC) foram registradas 31 ocorrências de homicídio culposo no trânsito e morte acidental, em Várzea Grande. No que diz respeito aos acidentes no Estado, a SESP relatou que até o momento foram registrados 4.121 acidentes classificados como lesão corporal culposa de trânsito e 590 com mortes.
Leia matéria relacionada - Vídeo desmente versão de motorista e mostra tentativa irregular de conversão na FEB; motoqueiro morre
Leia matéria relacionada - Motociclista morre ao colidir contra bloco de concreto na avenida da Feb
Leia matéria relacionada - Moradora de VG colide moto contra bloco de concreto e morre na avenida FEB
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).