A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande informou nesta quinta-feira (19.01) que 20 mil famílias precisam atualizar seus registros no Cadastro Único (CadÚnico), pois podem correr o risco de perderem benefícios sociais, como, por exemplo, o Auxílio Brasil [Bolsa Família].
Segundo a secretária de Assistência Social do Município, Ana Cristina Vieira, muitos deixam de informar sobre mudança de endereço, telefone e outras informações necessárias, inviabilizando o trabalho das equipes da Secretaria de Assistência, quando tentam fazer contato com o usuário, comprometendo a busca ativa.
“Muitas famílias só procuram os postos de atendimentos dos Centros de Referência em Assistência Social, bem como a sede da secretaria, quando ocorre a suspensão ou bloqueio do benefício, por isso a importância de estarem com os dados cadastrais devidamente atualizados”, alertou a secretária titular da pasta, informando que em Várzea Grande, 71 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único e destas, somente 51 mil estão com atualização dos dados cadastrais em dia.
Leia mais - Mato Grosso melhora índice da Educação; "meta é estar entre as 10 melhores do país"
A secretária informou que todos os Centros de Referência em Assistência Social estão fazendo a atualização cadastral, por isso se o beneficiário tiver alguma alteração de endereço ou telefone para contato, que procure uma das unidades dos CRAS para poderem organizar os seus dados. "Essas informações são necessárias, uma vez que o Cadastro Único é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas sociais de auxílio financeiro".
Ela disse ainda que a pasta está sempre em busca ativa das famílias que estão há mais de dois anos sem fazer a atualização para poderem atualizar os dados e as informações que se fizerem necessárias. Ela também lembra que as famílias que realizam anualmente a revisão dos dados cadastrais, não necessitam se deslocar aos CRAS para fazer a atualização.
“Somente quem estiver há mais de dois anos sem atualizar o cadastro deve procurar uma unidade do CRAS ou a sede da secretaria para resolver a pendência”, confirmou a gestora.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).