26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014, 17:12 - A | A

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014, 17h:12 - A | A

Crime Eleitoral

MPF investiga propaganda irregular de Francisco Faiad dentro da Secretaria de Assistência Social do Estado

Conforme o Ministério Público Eleitoral, a realização de campanha eleitoral dentro de órgão público configura abuso de poder político e crime eleitoral.

por Rojane Marta/VG Notícias

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento preparatório eleitoral para investigar um servidor da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) que estaria fazendo “campanha” para o candidato a deputado estadual Francisco Faiad (PMDB), dentro do órgão.

De acordo com a portaria 296/2014 do MPF, o servidor da Secretaria – que não teve o nome revelado -, estaria pedindo votos para Faiad dentro da pasta em pleno horário de expediente. O servidor além de pedir votos estaria distribuído “santinhos” do candidato dentro das dependências da Setas.

Conforme o Ministério Público Eleitoral, a realização de campanha eleitoral dentro de órgão público configura abuso de poder político e crime eleitoral.

Segundo consta na legislação eleitoral é proibido utilizar servidor ou empregado do governo, de qualquer esfera, para trabalhar em comitês de campanha durante o expediente, exceto se o funcionário estiver licenciado. Caso o funcionário público trabalhe na campanha de determinado candidato, partido e coligação pode configurar conduta ilegal e ser considerado crime eleitoral.

Ainda segundo a legislação eleitoral é proibido também à utilização de camiseta, boné ou botton com o nome do candidato durante o expediente de trabalho do servidor público.

A assessoria do Ministério Público Eleitoral informou que o caso ainda está sendo investigado e que ainda não existe previsão de encerramento e muito menos de possível punição ao servidor público.

A pena para quem faz propaganda em órgãos públicos é de detenção de até seis meses e multa que pode variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760