O Juízo da 5ª Vara Criminal de Brasília recebeu denúncia do Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou réu Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documentação falsa. O processo está sob sigilo.
A denúncia é no âmbito da Operação Nexum, deflagrada pela polícia em agosto de 2023, que teve busca e apreensão em endereços de Jair Renan e prisão do empresário Maciel Carvalho Rodrigues Medeiros.
De acordo com a polícia, Jair Renan e o empresário falsificaram quatro relações de faturamento da empresa Bolsonaro Jr Eventos e Mídia (que era do filho do ex-presidente). A fraude ocorreu no período de um ano, entre 2021 e 2022.
O filho do ex-presidente e Maciel teria indicado o faturamento na ordem de R$ 4,6 milhões que, segundo a polícia, nunca aconteceu.
O esquema, segundo os investigadores, serviu para pegar empréstimos bancários. Além disso, as investigações apontaram que Jair Renan teria utilizado parte dos valores obtidos nos empréstimos para pagamento da fatura de crédito da empresa, no valor de R$ 60 mil.
Leia Também - Prefeito de VG sanciona lei que exclui limite de idade para concurso da GM
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).