Vídeos mostram profissionais da saúde fazendo babyliss nos cabelos, durante o horário de trabalho, na UPA do Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal. Os registros foram feitos durante a manhã e a tarde de terça-feira (19), por uma mulher que acompanhava a tia de 76 anos que precisava de atendimento.
A TV Globo entrou em contato com o Iges-DF, responsável pela administração das UPAs. O Iges disse que as colaboradoras foram identificadas e que foram adotadas as medidas disciplinares cabíveis e de compliance (veja íntegra abaixo).
Segundo a mulher que fez o flagrante, as imagens foram gravadas na ala amarela, ambiente destinado a casos urgentes com gravidade moderada.
"Um idoso esperava se alimentar porque não conseguia comer sozinho e precisava ser ajeitado na maca. Uma outra idosa precisava trocar a fralda e elas disseram: já colocamos três fraldas na senhora", conta a mulher.
Ela contou ainda que alguns pacientes estavam esperando cuidados das profissionais. Segundo ela, que não quer ser identificada, uma das pessoas que aparece no vídeo era a única enfermeira no local.
"Já fiz acompanhamento em outras UPAs, mas percebi falta humanidade na ação das profissionais. Fiquei indignada, não pela minha tia, que estava acompanhada, mas sim por conta da falta de atendimento para os outros idosos", afirma a testemunha.
O que diz o Iges-DF
"O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) informa que as quatro colaboradoras registradas nas imagens foram identificadas e foram adotadas as medidas disciplinares cabíveis e de compliance.
Reiteramos que o IgesDF não compactua com esse tipo de comportamento ou conduta."
Leia também - Virgínia Fonseca impressiona web com decoração luxuosa de Natal em mansão: ‘Fez nevar em Goiânia’