O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, criou um grupo de trabalho para elaborar proposições para o Plano de Safra da Agricultura Familiar 2024-2025. A medida consta no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (24.05).
O grupo terá função de colher, analisar e sistematizar propostas apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e demais organizações da sociedade civil relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável para o aprimoramento do Plano de Safra.
Além disso, deverá apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário relatório e parecer técnico-político a partir das propostas colhidas, com sugestões para as medidas do plano.
O grupo será formado por representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Condraf; do CNAPO; Consea; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil); Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol); União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab); e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Leia Também - Senado aprova celas e alas exclusivas para presos LGBTQIA+