Com objetivo de regularizar mais de R$ 800 milhões em convênios com o governo Federal, a Prefeitura de Várzea Grande iniciou nesta quarta-feira (12.08) discussões para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício 2016.
De acordo com o secretário de Planejamento do município, José Augusto de Moraes, a administração municipal está trabalhando para conseguir regularizar milhões em convênios com o governo Federal para investir em setores da cidade no próximo ano, como a construção de escolas e creches.
Conforme a secretária de Educação, Zilda Leite, os convênios que deveriam ser utilizados para construção e reformas de unidades educacionais entre outros, mas não foram aplicados, e o município corre o risco de ser “obrigado” a devolver o recurso à União.
Já o secretário de Obras do município, Luíz Celso, apontou que outras metas estão sendo traçadas para 2016, como construção de pontes, recapeamento e asfaltamento de vias públicas. A Prefeitura estima investimentos na parte de infraestrutura e trafegabilidade das ruas e avenidas, no qual está incluso a construção de trevos e rotatórias.
Para 2016, no setor da Saúde e do Esporte, o município pretende aplicar recursos em reformas e adequações de policlínicas, e dos ginásios de esporte da cidade (como o Fiotão). Investir em políticas públicas para diminuir o índice de alunos fora da sala de aula em Várzea Grande, como também na capacitação e profissionalização dos profissionais da Educação.
Apesar das metas apontadas, José Augusto afirmou que o município terá dificuldades em fazer investimentos “grandes” em alguns setores devido à receita de Várzea Grande ser “enxuta”.
“Vamos ter uma receita enxuta para o próximo ano, então vamos ter dificuldade, mas devemos ter um incremento financeiro para podermos fazer atendimento básico no município”, declarou o gestor.
As discussões da LDO seguem nesta quinta-feira (13.08) e sexta-feira (14.08), a partir das 9 horas. Na quinta, as discussões serão realizadas na Conferência da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro; e na sexta a prévia da LDO 2016 será apresentada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no bairro Cristo Rei.
“Agora é hora de a sociedade discutir e apontar que o governo municipal deve ter de prioridades em 2016 na questão de investimentos” finalizou o secretário.