Os secretários de Estado, da Fazenda, Gustavo Oliveira e de Saúde, João Batista Pereira da Silva se reuniram no final da tarde dessa quarta-feira (11.01), com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) e com os secretários de Governo, César Miranda e de Assuntos Estratégico, Jayme Campos.
Na pauta, ambos reforçaram o compromisso do governador Pedro Taques (PSDB) com a regularidade nos repasses dos valores da Saúde Pública e abriram conversações para uma atuação conjunta em várias áreas essenciais e de interesse tanto de Mato Grosso como de Várzea Grande.
“O governador Pedro Taques pediu que fosse reforçada a parceria com Várzea Grande em várias áreas essenciais e principalmente por causa do suporte que as unidades de saúde do município dão ao atender pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS de quase todos os municípios de Mato Grosso e também de outros Estados do Brasil”, disseram os secretários Gustavo de Oliveira e João Batista Pereira da Silva.
A prefeita Lucimar Campos reafirmou seu compromisso com a saúde pública lembrando que a sua administração praticamente dobrou o percentual obrigatório de aplicação dos recursos públicos na área de saúde em 2016. “Pela lei temos que aplicar 15% de nossas receitas em saúde e vamos praticamente dobrar este percentual numa clara demonstração de nosso compromisso com a saúde que vem acompanhada das reformas das unidades como o Hospital e Pronto-Socorro, das Policlínicas, da inauguração e funcionamento da UPA IPASE e da regularidade nos atendimentos em todas as unidades”, disse a prefeita.
O secretário de Saúde de Mato Grosso, João Batista, lembrou também a determinação do governador Pedro Taques e a priorização no repasse dos recursos, citando que grande parte das verbas extras orçamentárias vindos a titulo da repatriação e do Fundo de Exportação (FEX) no final de 2016 e que somados chegaram a quase R$ 1 bilhão foram destinados para os repasses para a saúde nos 141 municípios do Estado.
“Para vocês terem uma noção, somente no Governo Pedro Taques já foi inaugurado mais de 200 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, que em média custa R$ 120 mil cada um fora o custo mensal de funcionamento. É um bom número, ainda mais numa situação difícil como a que vivemos, mas é preciso reconhecer que ainda é pouco e temos que avançar mais”, disse o titular da Pasta de Saúde.
O secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos assinalou ainda que ainda em 2017 serão lançadas as obras da UPA Cristo Rei e deverão ser concluídas as reformas do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande.
“Além de conclusão de diversas obras, vamos lançar novos investimentos na área de saúde como a Clínica Odontológica do Grande Parque do Lago e a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO no centro de Várzea Grande que está sendo executado através de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC do Ministério Público Estadual da promotoria de Justiça local sob a condução da promotora Maria Fernanda Correa da Costa. Também estão previstas as reformas das Policlínicas do Cristo Rei e do Jardim Glória”, frisou Jayme Campos.
VLT - Gustavo Oliveira também reforçou a determinação do governador Pedro Taques para a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilho – VLT que está entre os modais de transporte de massa mais modernos e eficientes da atualidade.
“Temos especial interesse nesta obra até como forma de potencializar a economia de Várzea Grande e Cuiabá e também para promover outras obras de urbanização que melhorem o desempenho da economia local”, disse o secretário de Fazenda, sinalizando que o Governo do Estado tem uma dívida com o comércio e a indústria de Várzea Grande que acabou principalmente ao longo da Avenida da FEB sendo prejudicada com as obras do VLT que ainda não saíram em definitivo do papel.
O titular da Fazenda Pública enalteceu o pedido que a prefeita Lucimar Campos fez ao governador Pedro Taques e ao secretário de Cidades, deputado Wilson Santos para que o Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande promova a retomada das obras procurando gerar mão de obra local e adquirir materiais no comércio como forma de aquecer a economia da segunda maior cidade de Mato Grosso.
“Essa é uma obra que pode se transformar em uma máquina propulsora de um novo momento de desenvolvimento para Cuiabá e Várzea Grande e seu entorno, aquecendo a economia em momento de crise econômica nacional”, explicou a prefeita de Várzea Grande.
Linha de financiamento - A prefeita Lucimar Campos e o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, formalizaram ainda a liberação de uma linha de crédito para financiamento de novos veículos para taxis ou de transporte de passageiros através do Desenvolve MT, antigo MT Fomento.
“Temos linhas de crédito que tem juros subsidiados e que podem servir para a troca dos veículos que hoje realizam o transporte de passageiros no segundo maior município de Mato Grosso e isto também pode representar a geração de emprego e renda que são importantes catalisadores do desenvolvimento de uma maneira em geral”, disse Gustavo de Oliveira.
Para a prefeita Lucimar Campos as dificuldades inerentes a todos os gestores públicos tem que ser superadas com a união de esforços na busca de uma única ação, atender com qualidade e eficiência a população que deseja de seus governantes, soluções para os problemas em áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública, geração de emprego e social.