VG Notícias
Gestão Fazendária revisa cadastro de contribuintes para combater a sonegação de impostos
A Secretaria de Gestão Fazendária de Várzea Grande realiza revisão dos contribuintes municipais para identificar os sonegadores de impostos no município. De acordo com a pasta, a fiscalização é referente ao Alvará de Funcionamento que vence no próximo dia 28 de fevereiro.
“Em 2017 criamos um Núcleo de Inteligência Fiscal que fez uma revisão de todas as informações cadastrais do comércio, das empresas e das indústrias e ficaram constatadas muitas divergências que gerarão novos valores devidos pelos contribuintes de acordo com o que preceitua a legislação vigente”, disse o secretário de Gestão Fazendária, João Benedito Gonçalves Neto.
Entre as principais divergências encontradas foi a alteração das especificações técnicas, com isso ficou alterado o valor das dívidas dos contribuintes, como: Alíquotas não preenchidas ou zeradas, o que leva o sistema a emitir as guias do Alvará no valor de uma Unidade Padrão Fiscal - UPF/VG; Áreas cadastradas a menor; Zonas, Setores e Regiões cadastradas incorretamente; Padrões construtivos (área construída) informadas erroneamente.
Segundo Neto, outra irregularidade que deverá ser averiguada será a correção no valor da Planta Genérica, o valor atual pode estar defasado.
“Como é possível que tenha havido erro de informações, sem dolo ou má-fé, bem como, o contrário pode também ter ocorrido, nós decidimos, após a apuração in loco da situação de cada contribuinte e dos seus dados, promover as alterações que certamente gerarão valores maiores tanto para o Alvará 2018 como para o IPTU deste ano”, afirmou o secretário Gonçalves Neto.
Vale destacar que para o exercício de 2018, o valor calculado da UPF/VG é de R$ 28,18. (Com informações Secom/VG)