A 54ª edição do São Paulo Fashion Week, que encerra o Festival SPFW+IN.PACTOS, começa nesta quarta-feira (16), com desfile da estilista Patricia Viera, especializada em couro, no Shopping Iguatemi, um dos parceiros do evento. À tarde, o circo fashion se transporta para o Komplexo Tempo, que terá duas salas de desfiles e onde o público que comprou ingressos para o evento (que custam de R$ 50 - meia entrada- a R$ 1.540), convidados e imprensa acompanharão grande parte dos 43 presenciais (5 serão digitais).
Outros locais de São Paulo e o próprio Iguatemi sediarão outras apresentações até domingo, dia 20, quando se encerra a edição. Com curadoria de Carollina Lauriano, o Festival traz nesta edição uma ocupação artística e urbana em torno de questões de identidade e pertencimento, com a participação de coletivos de artistas racializados, indígenas e trans, transformando a região do Komplexo Tempo em uma galeria a céu aberto.
Mas a diversidade não estará apenas nas obras expostas. As passarelas também trarão modelos com diversos corpos, de diversas raças e até com marca próprias, como cicatrizes. Desde a edição 100% digital de 2020, em plena pandemia, o SPFW exige que 50% dos modelos sejam negros, afrodescendentes e/ou indígenas. E isso tem acontecido de forma natural nas passarelas, assim como participação cada vez maior de pessoas trans e plus size. Conheça alguns dos modelos que já estão confirmados para essa edição. Pelo menos duas indígenas são sérias candidatas a bater recorde de apresentações.
A modelo Giulia Dias empodera mulheres com cicatrizes, estrela campanhas de moda e beleza - e agora estreia na SPFW. "Eu amo as minhas cicatrizes. Me fazem relembrar o propósito da vida. Representam a minha história e como sou forte", diz a modelo
Alexia Duttra, de Cuiabá (MT), vem despontando e estreia desfilando no SPFW, para a grife TA Studios. Aos 20 anos, foi eleita para estrelar recente campanha da Arezzo e coleciona trabalhos para Alexandre Herchcovitch, Ara Vartanian, Ginger, Santa Lolla, Forever 21, entre outras, e editoriais para L'Officiel, Marie Claire, Elle e Glamour.
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