30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, 15:48 - A | A

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, 15h:48 - A | A

5°C acima da média

Nova onda de calor extremo chega ao país, desta vez com duração maior

O calor extremo voltou ao país nessa quarta (08) e segundo informações meteorológicas terá uma longa duração

Nicolle Ribeiro/ VGN

Os Estados brasileiros começaram a receber uma nova onda de calor na última quarta-feira (08.11), com temperaturas 5°C acima da média em diversas regiões do país. Esta nova onda terá um período de duração maior que a última.

E a partir desta quinta-feira (09), as madrugadas serão de ventos mais quentes, principalmente nas regiões do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Nas cidades do Centro-Oeste as temperaturas podem passar de 42°C.

É importante lembrar os cuidados que devem ser tomados em situações de calor extremo. Evitar brincadeiras ao ar livre, atividades físicas, exposições ao sol nos horários entre as 10 horas e 16 horas. Aumentar a ingestão de água e frutas, usar protetor solar diariamente e usar óculos e chapéus quando for sair ao ar livre. As medidas devem ser tomadas especialmente por crianças, mulheres grávidas e idosos.

O calor extremo pode causar desidratação; insolação; cólica e dor abdominal; manchas avermelhadas na pele; inchaço no tornozelo e pés; cansaço; sonolência; mal-estar; diminuição da pressão arterial levando a redução da irrigação para o coração e cérebro, ocasionando risco de infarto e AVC.

Cuidados que devem ser tomados em relação à energia elétrica: em uma situação de calor extrema, os equipamentos de refrigeração costumam usar um esforço maior que o comum para funcionar. A supervisora de leitura da Energisa, Fabiana Santana, explica que mesmo que a família use o mesmo equipamento e pelo mesmo período, ela vai ter um impacto maior na conta.

“É um exemplo que sempre citamos. No caso do ar, se eu tenho uma temperatura de 30 graus e preciso baixar para 23, tem um esforço. Se eu tenho uma temperatura de 44 e preciso baixar para os mesmos 23, é uma necessidade de energia muito maior. Então eu preciso fazer esse exercício para reduzir esse consumo em uma ou duas horas para não ter um aumento de custo”, explicou a supervisora.

No caso de refrigeradores também tem dica. “Se você tem aquele refrigerador ou freezer para armazenar a compra do mês, ou itens de churrasco, por exemplo, está na hora de desligar um pouco e usar apenas a geladeira”, comentou Fabiana.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760