A atriz Marieta Severo, de 76 anos, decidiu desabafar pela primeira vez sobre sua luta contra o câncer no endométrio. Ela contou que apesar do susto, descobriu a doença em seu estágio inicial, e isso a poupou dos tratamentos da quimioterapia.
Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz revelou que foi preciso fazer algumas cirurgias e que teve que retirar seu útero e os ovários. “Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”.
A artista foi indicada para trabalhar como madrinha de uma campanha de conscientização para a vacina do HPV, e sem nunca ter falado sobre o assunto, Marieta acredita que tem que usar a sua influência para fazer a informação da doença chegar a todos. “Preciso usar minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro”.
A artista ainda reforçou as informações sobre a vacina, distribuída na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. “Vacina é vitória da humanidade” garantiu a atriz, ainda afirmando que todos seus netos já foram vacinados.
O que é o câncer de endométrio?
O tumor endometrial começa no revestimento do útero e a maioria dos casos ocorre com mulheres na menopausa, acima de 55 anos. Apenas em 2022 foram 7,8 mil casos no Brasil e quase duas mil mortes, segundo o estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Um dos sintomas do câncer endometrial é o sangramento vaginal fora do período da menstruação, um fluxo muito intenso, ou o sangramento após a menopausa. Outros sintomas que podem incluir são as dores pélvicas durante a relação sexual. É importante lembrar que não são todas as mulheres que apresentam sintomas.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais; Araguaia: ordem de serviço para pavimentação da BR-158 será assinada nesta terça (26)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).