Maria da Penha, a mulher que é símbolo de luta contra a violência doméstica, foi homenageada com a estatueta GW100. Ela foi agraciada em 2020, referente a edição 2019 da premiação. Contudo, devido à pandemia e a idade de Maria da Penha, somente foi possível entregar o prêmio, após a homenageada ter recebido as duas doses da vacina contra Covid-19.
Criado em 2017, o prêmio tem objetivo de reconhecer ações de pessoas públicas, entidades, empresas, personalidades, imprensa e profissionais liberais que se destacaram na sociedade. O GW100 é um grupo de WhatsApp formado por cem pessoas, dentre eles, jornalistas, políticos, empresários, profissionais liberais, advogados e magistrados.
Maria da Penha - Na década de 80, a ativista foi vítima de duas tentativas de assassinato pelo então marido. Na época, o processo contra ele tramitava lentamente, sem sentença definitiva nem prisão do autor.
A situação só mudaria após a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). Entre as recomendações feitas pela OEA, o país precisaria finalizar o processamento penal do responsável pela agressão contra Maria da Penha, indenizá-la simbólica e materialmente pelas violações sofridas e adotar políticas públicas voltadas à prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).