10 de Janeiro de 2025
10 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014, 08:20 - A | A

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014, 08h:20 - A | A

Juíza culpa Pistorius por homicídio não intencional da namorada

Atleta foi inocentado de planejar morte. Pena do ex-atleta só sairá daqui a 1 mês

G1.com

A sentença para o crime de homicídio culposo - quando não há intenção de matar - do atleta paraolímpico Oscar Pistorius, sairá no dia 13 de outubro, definiu a juíza Thokozile Masipa nesta sexta-feira (12), em um tribunal da África do Sul. Pistorius foi acusado de matar a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkcamp, em 14 de feveiro de 2013. Ele pode pegar até 15 de prisão. A juíza garantiu liberdade sob fiança ao velocista até o dia da sentença.

Ao ser publicada, essa reporatgem informava que a sentença sairia neste sábado, dia 13. A informação foi corrigida minutos depois, às 8h20, com os detalhes da declaração da juíza.

O tribunal reiniciou nesta sexta a leitura do veredito sobre o julgamento do atleta. A juíza do caso, Thokozile Masipa, que na quinta interrompeu sua leitura no início da tarde, retomou a exposição às 9h30 (local, 4h30 em Brasília) em meio a uma grande expectativa, dentro e fora do país, pelo destino de Pistorius.

Oscar Pistorius chegou ao Tribunal meia hora antes do começo da sessão.

Na primeira parte do veredito, o velocista foi absolvido do crime de homicídio doloso, como era pedido pela promotoria, o que o livrou da pena mais dura da legislação sul-africana: a prisão perpétua.

Logo antes de adiar a leitura do veredito, a juíza do deixou claro que não acredita que Pistorius tenha disparado acidentalmente, mas de forma voluntária e negligente, embora isso não implique que buscava matar quem estava por trás da porta.

Uma 'pessoa razoável' teria tomado mais medidas para evitar matar alguém, como, exemplificou, chamar a segurança ou sair na varanda e gritar por ajuda, acrescentou a magistrada.

Segundo fontes jurídicas, a negligência faz prever que o acusado atleta será condenado por homicídio, um delito para o qual a legislação sul-africana prevê um máximo de 15 anos de prisão.

Pistorius protagonizou em 2012 uma das maiores proezas da história do esporte ao se transformar no primeiro atleta com as pernas amputadas a disputar Olimpíadas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760