A Índia decidiu libertar um pombo que havia sido detido por suspeita de ser uma ave espiã enviada pela China, após permanecer sob custódia por oito meses. O pombo foi capturado nas proximidades de um porto em Mumbai, em maio de 2023, com dois anéis em suas pernas e uma mensagem em chinês escrita em suas asas, o que inicialmente levantou suspeitas de atividades de espionagem.
Após a captura, o pombo foi levado ao hospital de animais de Mumbai para uma investigação mais aprofundada. Contudo, as investigações revelaram que a ave era, na verdade, um pombo de corrida de águas abertas originário de Taiwan, que havia se perdido e acabou na Índia.
Segundo informações do The Guardian, com a autorização policial, o pombo foi transferido para a Sociedade de Bombaim para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, onde obteve sua liberdade na última terça-feira (30.01).
Este caso não é isolado, visto que a Índia já registrou incidentes semelhantes envolvendo aves suspeitas de espionagem nos anos de 2020 e 2016, destacando a tensão e a precaução em relação a possíveis atos de espionagem, mesmo que, neste caso, o pombo tenha se mostrado um competidor de corridas internacional desorientado.
Leia também - Rei Charles III é diagnosticado com câncer
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).