Nascido em 23 de outubro de 1916, o aposentado Anísio Moura da Silva tem 106 anos e não perde tempo com tristeza. Sorridente e cheio de histórias para contar, ele brincou ao revelar o segredo de uma vida longa: "É só não morrer", disse em tom de humor e com muitas gargalhadas.
Anísio vive no distrito de Taquaruçu, em Palmas. No dia a dia, gosta de sentar na cadeira de fio para olhar o movimento na porta de casa, exercita a leitura e leva uma vida simples.
Quem senta ao lado dele para conversar, não fica sem ouvir histórias, algumas relatam situações difíceis. O idoso nasceu no Maranhão e viveu em uma fazenda, perto da cidade de Nova York.
"Se tinha escola era nas fazendas dos grandes fazendeiros, meu pai era vaqueiro e nós, meninos, íamos caçar bezerro, buscar vaca no pasto para tirar leite. Íamos fazer coalhada, queijo, essas coisas".
Apesar de todas as dificuldades da época, seu Anísio criou 12 filhos e viu a família se multiplicar. Hoje, ele tem 32 netos, 38 bisnetos e dois tataranetos. Um motivo de orgulho é contar que os filhos frequentaram a escola.
"Eu tenho alegria porque meus filhos nunca me deram dificuldade, eu nunca fui tirar um filho na cadeia: 'Tem um filho seu que está preso, pegaram ele bebendo', não, graças a Deus. Todos são homens de fibra, tem estudo".
Quando questionado o segredo da longevidade, seu Anísio não perde a piada:
"É só não morrer. A gente está recebendo e está agradecendo a Deus pelo privilégio. Quantas pessoas mais novas, eu já vi serem enterradas".
Leia mais; União terá que indenizar em R$ 200 mil família de criança por sequelas pós-vacina
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).