A atriz Fernanda Montenegro, 94 anos, acionou a justiça para recuperar os benefícios de sua aposentadoria concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Montenegro é reconhecida internacionalmente por sua trajetória na TV Globo e no cinema.
O caso, que vem se desenrolando desde agosto de 2019, quando os pagamentos de sua aposentadoria e pensão foram interrompidos, ganhou notoriedade após revelações recentes feitas pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Segundo as informações do colunista, Fernanda Montenegro deixou de receber seus benefícios do INSS e, ao tentar regularizar a situação, enfrentou uma série de obstáculos, incluindo a dificuldade em realizar a prova de vida e alterações não autorizadas em seus dados no sistema virtual do órgão.
O impasse chegou a um ponto crítico em 2022, quando Montenegro percebeu que os benefícios estavam sendo depositados e sacados por outra pessoa, levando-a a suspeitar de fraude. Após quatro anos de batalha nos tribunais, a atriz finalmente obteve uma vitória na Justiça Federal, que determinou que o INSS depositasse os valores retroativos, totalizando mais de R$ 334 mil.
No entanto, a saga de Montenegro não termina aí. Além de buscar a restituição financeira, sua defesa também entrou com uma ação de danos morais, alegando que a atriz foi vítima de sucessivas fraudes por agentes não identificados dentro do INSS. A Justiça, embora tenha reconhecido o dano moral, reduziu a indenização solicitada para R$ 10 mil, mas até o momento nenhum valor foi pago.
Leia também - 450 kg de cocaína são apreendidos após queda de avião em zona rural de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).