A família de Yuryn Freitas, de 20 anos, resolveu fazer uma festinha de aniversário para o jovem, que se mudou para os Estados Unidos há quatro meses. Sem o aniversariante, os parentes recorreram a um manequim, vestido com as roupas do estudante, para representá-lo na celebração e não deixar despercebido o primeiro 24 de outubro longe de casa. O novo morador do estado de Nova Jersey, natural do Espírito Santo, se disse surpreso e emocionado ao saber da homenagem.
— Foi uma surpresa. Eu não sabia, não esperava isso. Foi o primeiro aniversário que passei longe. Eu acho que mãe é mãe. Sempre vai existir o amor pelo filho, independentemente da distância. Me tocou mais nessa parte emocional. Minha família já tentou fazer algumas (festas surpresas), mas minha mãe encomendava o bolo na cozinha e eu ouvia do quarto — contou, aos risos, o jovem, que vive com os primos na cidade de Newark e pretende cursar a faculdade por lá.
Yuryn conta que precisou convencer os pais durante três anos para tentar a vida nos Estados Unidos. Ele não enxergava uma carreira no Brasil e recebeu a oportunidade dos pais de estudar no exterior, apesar de a distância incomodar Gilmar e Elza Martins. Mexidos com a ausência do filho mais novo, os dois decidiram fazer um "bolinho" e viram no manequim "uma brincadeira de última hora" para a festinha.
— Fizemos como se fosse brincadeira, íamos fazer um bolinho e mandar foto. Mas aí vimos o boneco e pensamos em colocar as roupas dele. Nem achei que ia ter essa repercussão nem sabia se ele ia gostar. Foi o primeiro aniversário longe. Isso mexeu muito com a gente, com ele. Para a gente, foi um choque. Tem pouco tempo que ele está lá, mas para os pais é como se fosse a eternidade. Sentimos falta dele, vamos fazer com ele mesmo longe, para mostrar que a gente nunca esquece do aniversário e dele — explicou Elza.
O casal é dono de uma loja em Vila Velha, no Espírito Santo, local da festa. Entre os convidados, estavam a família e os funcionários do estabelecimento, no qual o estudante trabalhou durante um ano e fez amigos. Segundo Elza, os empregados já haviam apelidado o manequim de Yuryn e sempre brincavam quando precisavam trocar as roupas do boneco.
"Daí você está no outro canto do mundo e sua mãe decide colocar suas roupas num manequim e fazer um aniversário pra você. Ps. Teve festa", escreveu o jovem no Facebook com fotos da surpresa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).