O Rio Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atingiu nesta sexta-feira (03.05) o nível de 4 metros e 31 centímetros no Cais Mauá, superando a cota de inundação, de 3 metros. O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) disse que a expectativa é de que a água atinja 5 metros ainda hoje, causando a maior enchente desde 1941.
“O Guaíba já está em 3,36 metros e subindo 8 centímetros por hora. Nesta madrugada ele já vai chegar a 4 metros, um patamar que nunca vimos. Nossa equipe já fala em 5 metros. Seria maior que a enchente de 1941”, disse o governante.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta no início da noite dessa quinta (02) e pediu para a população que residem em “áreas próximas ao Guaíba, nos municípios de Porto Alegre (zona sul), Guaíba e Eldorado do Sul, que deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Caí”.
Para aqueles que não tiverem como se abrigar em locais alternativos, podem procurar a Defesa Civil de sua cidade e buscar informações dos abrigos e pontos de segurança disponibilizados pelas Prefeituras.
Leia também- Chuvas no RS: Barragem se rompe e municípios estão em estado de alerta
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).