Um vendaval provocou uma tempestade de areia que atingiu Manaus nesse domingo (05.11). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o impacto significativo na redução da visibilidade na área urbana da cidade.
A tempestade de areia afetou bairros das zonas Oeste e Centro-Sul. Aliada à fumaça das queimadas que paira sobre Manaus há uma semana, a poeira encobriu prédios, prejudicando a visibilidade e a respiração dos moradores locais.
Em vídeos amplamente compartilhados na internet, moradores descrevem a força dos ventos que, além de levantar poeira, conseguiram arrancar telhados de algumas residências. Em outro relato, uma nuvem de poeira se concentrou em um edifício de grande altura.
O evento inesperado, que pegou os moradores da capital manauara de surpresa, foi resultado do fenômeno climático "El Niño", que resulta na redução das chuvas no leste e norte da Amazônia, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.
Conforme as autoridades locais, ainda não se sabe o que causou a tempestade de areia. Segundo relatos de moradores, a presença de muitas obras na região pode ter contribuído para intensificar o fenômeno.
A Defesa Civil Municipal registrou três ocorrências de destelhamento na cidade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).