Goiânia – O município de Flores de Goiás, no nordeste goiano, nas proximidades da Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingiram a região. Cerca de 400 famílias estão ilhada na cidade, que teve pontes arrastadas e ruas alagadas. A medida, assinada pelo prefeito Altran Lopes Avelar Nery (DEM) vale por 90 dias. Com ela, é dispensada licitação para a compra de materiais e realização de obras ligadas à recuperação necessária.
Na cidade, oito pontes foram interditadas. Para que haja a passagem, os veículos precisam do auxílio de tratores. Em determinados pontos, a água atingiu cerca de meio metro de altura. Conforme a previsão do tempo, é esperada mais chuva na região.
Chuvas fortes - Alguns moradores são transportados em barcos do Corpo de Bombeiros. Os militares fazem a distribuição de cestas básicas para as comunidades quilombolas e rurais atingidas em 14 cidades do norte e nordeste goiano. Até esta manhã, mais de 600 haviam sido distribuídas.
A cidade tem muitos assentamentos e 75% dela é composta pela zona rural. Por isso, as estradas ficam intransitáveis.
Na mesma época do ano passado, o município decretou situação de emergência. À época, cerca de 1 mil famílias ficaram ilhadas em áreas rurais na região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, por causa das chuvas. Segundo o governo de Goiás, 14 municípios entraram em situação de calamidade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).