Em Mato Grosso existem mais de 1,6 mil pacientes à espera de tratamento contra o câncer. Dentre os tratamentos indicados para conter a doença está à radioterapia. No Estado, apenas dois lugares oferecem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital do Câncer – cada um possui uma máquina de radioterapia.
No entanto, conforme denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias, os dois lugares estão com os equipamentos quebrados, o que deixou muitas pessoas sem o atendimento ao tratamento do câncer no Estado.
Conforme a denúncia, diariamente o Hospital do Câncer recebe mais de 100 pessoas em busca do tratamento pela radioterapia. Muitas, chegam de madrugada e são atendidas apenas a noite.
A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a diretoria do Hospital do Câncer, que informou que as radioterapias estão sendo feitas apenas lá, sendo que o local onde é feito o procedimento de tratamento na Santa Casa está em obras. Porém, a atendente do setor de radioterapia do Hospital do Câncer confirmou que os dois equipamentos estão quebrados.
A atendente disse ainda, que as máquinas de radioterapia estão quebradas há três dias, e que os técnicos estão trabalhando para o conserto das mesmas, mas, ainda não há uma previsão concreta sobre o conserto do equipamento.
De acordo com a atendente, no final da tarde desta quarta-feira (20.06) os técnicos estarão no local realizando alguns testes nas máquinas, para então dar um parecer, se as máquinas podem voltar a ser utilizadas, caso contrário, realizarão novos testes, o que irá gerar mais um dia sem utilizar o equipamento.
Com tudo isso, quem sofre, com as máquinas quebradas, são as pessoas com câncer, que muitas delas vêm de outras cidades para poder realizar o tratamento, que chegam cedo nas unidades e saem somente à noite, e que desde segunda-feira (18.06) não conseguem realizar o procedimento.
Radioterapia - A radioterapia é um dos quatros tratamentos indicados para o câncer que tem ainda a cirurgia, a quimioterapia e o transplante de medula óssea.
Lembrando o tratamento de radioterapia é utilizado radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas, e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos no tratamento dos tumores.