O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgaram nota técnica em conjunto atualizando as regras para doação de sangue em função da pandemia de Covid-19.
De acordo com o documento, potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita coronavírus e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, só poderão doar sangue após um período de dez dias depois da recuperação da doença. Atualmente o prazo é de 30 dias.
No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato.
Na atualização, foi retirado ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de coronavírus.
Além disso, o Ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia, recomendando a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.
Leia Também - Sindicato cita risco de contaminação pela Covid e pede pagamento de adicionais de plantão na Saúde