Em julho, Mato Grosso deve receber a visita da presidente Dilma Roussef - pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da República. As informações são do deputado estadual Ademir Brunetto (PT).
A presidente virá para a inauguração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Sinop.
A empresa é uma instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira.
Brunetto afirmou que a implantação do órgão no Estado é uma importante conquista, sendo um exemplo do investimento que o governo petista está oportunizando para o setor produtivo de Mato Grosso.
A vinda do órgão para o Estado foi uma das bandeiras do deputado Brunetto, visto que, apesar de Mato Grosso ser um dos maiores produtores de grãos do país e possuir uma extensa criação de gado, não possuía ainda uma filial da Embrapa e depende de Mato Grosso do Sul para viabilizar estudos na área. “Era de extrema necessidade a instalação do órgão aqui no estado. Estamos em pleno desenvolvimento do setor produtivo e precisamos ampliar pesquisas e inovações para a sustentabilidade da agricultura o que vai beneficiar toda a sociedade mato-grossense”, avaliou o parlamentar.
Dentro do centro de pesquisas deverão ser coordenados estudos em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para desenvolvimento de tecnologias com foco na preservação e na sustentabilidade. Além das pesquisas, a entidade terá papel fundamental na capacitação continuada de agentes da assistência técnica, públicos e privados oferecendo suporte aos produtores de todo o Estado.
O deputado enfatizou que, com a vinda da Embrapa, será possível ainda avaliar a pecuária mato-grossense, sua evolução, as potencialidades e perspectivas econômicas, sociais e ambientais, além da produção agrícola e os programas de melhoramento genético animal com ênfase no suprimento de energia limpa e renovável e na preservação de recursos naturais. A área cedida pela Prefeitura do município de Sinop possui 612 hectares, e está localizada na Rodovia dos Pioneiros próxima ao aeroporto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).