O vereador Adevair Cabral (PDT) tem a intenção de acabar com a eleição da Mesa Diretora na Câmara de Cuiabá e passar a decisão para os partidos políticos. O parlamentar deve apresentar na Casa, um projeto de lei que muda o sistema de escolha dos integrantes da Mesa.
Segundo o parlamentar, o projeto prevê que já na próxima eleição para escolher o presidente da Casa, marcada para dezembro de 2014, a maior bancada partidária de vereadores que irá compor a Presidência da Mesa, enquanto que o 1° secretário será a segunda maior bancada e assim nos demais cargos, de acordo com o tamanho da bancada.
Adevair disse que os vereadores da bancada em questão, irão ser reunir – podendo ter decisão do partido -, para escolher quem deve presidir a Casa e fazer parte da Mesa, para o biênio 2015/2016. “Assim vamos colocar a decisão respeitando a questão partidária”, destacou o pedetista.
O novo modelo de eleição passa a decisão apenas para a questão partidária, não ocasionando nenhuma infidelidade partidária, como ocorreu na eleição da Mesa este ano, quando os vereadores Onofre Ribeiro e Faissal Calil, ambos do PSB, não votaram no colega de partido Adilson Levante, ajudando a eleger o candidato da oposição, vereador João Emanuel (PSD).
Atualmente, a maior bancada de vereadores é formada pelo PTB, que conta quatro vereadores, a segunda maior estão empatados os partidos “PSB e PSDB”, cada legenda tem três parlamentares. Com isso, há uma grande possibilidade do vereador Júlio Pinheiro (PTB), voltar a assumir a Presidência do legislativo cuiabano.
Com a mudança, a eleição não deve ser mais decidida pela questão democrática, como alguns vereadores pregaram no processo eleitoral da Mesa, chegando a votar contra a determinação partidária. Porém, a matéria ainda deve ser apresentada aos parlamentares que pode adotá-la ou simplesmente ignorá-la.
“Participei de três eleições para Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, não quero participar de mais nenhuma, é um processo desgastante, uma coisa de louco, temos e podemos mudar isso, esse projeto que apresentei vai acabar com a eleição para Mesa da Câmara”, justificou Adevair.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).