O novo secretário de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, admitiu, em entrevista ao , que empresas faziam cartéis em licitações, ou seja, combinavam preços para participar de licitação na Secretaria de Saúde do Estado. Melo disse na última quarta-feira (19.04), que os contratos com estas empresas envolvidas foram encerradas, diz que não houve recontratação, apesar de ser uma "lista extensa", não citou nomes e admitiu que ainda pode ter alguma prestando serviço.
“Não reconheço nenhum erro por parte da Secretaria ou por qualquer um da equipe da SES. Não sei se houve alguma mudança de elementos, mas num primeiro momento era um cartel anterior a contratação. Eles combinavam entre si, preços. Automaticamente a gente soltava edital, então, o processo licitatório está 100% ileso e todos que identificamos foi encerrado”, justificou o secretário.
Em entrevista ao jornalista Geraldo Araújo, no no Ar, o deputado Valdir Barranco (PT), afirmou que Gilberto Figueiredo (União) deixou a pasta para assumir a vaga do deputado licenciado Eduardo Botelho (União) para evitar abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de direcionamento de empresas em licitação.
Ao , o deputado Paulo Araújo (PP) afirmou que recebeu a denúncia do deputado Valdir Barranco e como solicitado encaminhou ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (AL/MT). “Ele, inclusive, oficiou essa denúncia a mim, que sou o presidente da Comissão de acompanhamento da Intervenção, então, recepcionamos a denúncia e encaminhamos para os órgãos de controle. E nós encaminhamos a Secretaria estadual de saúde para providência, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público conforme solicitado pelo deputado Barranco”, explicou Araújo.
Leia mais: Barranco atribui ida "repentina" de Gilberto para AL após "burburinho" de CPI na Saúde do Estado
O parlamentar avaliou como grave as denúncias apresentadas pelo petista - e garantiu que todas as denúncias direcionadas aos órgãos competentes ou fiscalizada pela Comissão, caso seja de sua competência. “Tudo que chegar para nós com relação à denúncia vamos encaminhar. A denúncia que o deputado encaminhou é grave, tanto é que recepcionei e encaminhei para os órgãos de controle.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).