23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 22 de Junho de 2012, 10:18 - A | A

Sexta-feira, 22 de Junho de 2012, 10h:18 - A | A

Riva aponta problemas estruturantes de MT e cobra planejamento

Presidente da AL-MT destacou pontos fundamentais sobre Parlamento Público e alertou vereadores sobre reforma administrativa estadual

por Itimara Figueiredo/Assessoria

 

Os entraves que emperram o crescimento dos municípios mato-grossenses foram abordados pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), durante palestra “Parlamento Público”, no III Congresso de Vereadores, na quinta-feira (21.06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Riva citou o processo de industrialização como a grande saída para alavancar o desenvolvimento. Criticou a falta de planejamento público e considera ineficientes os instrumentos orçamentários, como o Plano Pluri Anual (PPA) e Orçamento Geral do Estado (OGE), por não serem impositivos.

Também voltou a cobrar uma reforma ampla do Congresso Nacional e avanços no poder legislativo, para que tenha mais autonomia. Riva pretende elaborar um livro sobre as complexidades de Mato Grosso para ajudar nas atividades dos vereadores.

“Não dá para legislar sem conhecer as complexidades do estado, que tem áreas agricultáveis e grande potencial turístico. Temos um estado mal planejado. O estrangulamento de Mato Grosso ocorre pela falta de planejamento dos gestores anteriores. Os vereadores podem contribuir cobrando a reforma administrativa”, destacou.

O presidente se referiu à falta de investimentos nas áreas fundamentais em Mato Grosso como saúde, segurança, educação e malha viária. Lembrou que no passado, era notável o crescimento anual de 10% ao ano, porém os serviços essenciais não receberam os recursos necessários para acompanhar essa demanda.

É o caso da malha viária. Riva destacou que as estradas foram construídas sem mensurar o tamanho do potencial produtivo de Mato Grosso. Tanto que há deficiências nas estradas que não comportam o volume de caminhões pesados. Comparou os Estados Unidos, que ao detectarem o potencial de determinada região, investem dando condições de exploração. Diferente do Brasil, onde o caminho é inverso: primeiro explora, para depois pensar em investimentos.

Ao responder a perguntas dos vereadores, Riva disse que considera o momento Copa do Mundo como ímpar, por trazer divisas que deixarão um grande legado. Mas, alertou sobre os cuidados necessários para que os investimentos não fiquem restritos apenas à Baixada Cuiabana. Também os tranquilizou ao garantir que 42 cidades serão interligadas pelo asfalto, graças a aprovação do programa Mato Grosso Integrado. O projeto autoriza o Governo do Estado a contrair empréstimos para investir na pavimentação das estradas.

“Rodovias importantes como a MT-100 serão contempladas alavancando o grande potencial produtivo. É o caso da Região Araguaia, que também é forte na área do turismo”. Recentemente, Riva recebeu um manifesto com 91 assinaturas, denominado de 1ª União das Câmaras do Alto e Médio Araguaia em Prol do Asfaltamento da MT-100. O asfalto deverá atender ao anseio dos 103 mil moradores da região, no trecho que liga Alto Taquari a Cocalinho, passando por 10 municípios.

O prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli foi o presidente da mesa durante a palestra de Riva. O encontro de vereadores é uma iniciativa da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso –Ucmmat, que é comandada pelo presidente interino, Alex Vieira Passos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760