O diretório do PTB de Cuiabá pode ter durante as próximas semanas uma visita de peso, trata-se do presidente nacional do partido, ex-deputado Roberto Jefferson.
Segundo informações de pessoas ligadas ao partido, Jefferson deve vir à Cuiabá com a intenção de convencer o atual prefeito da capital, Francisco Galindo (PTB) a concorrer à reeleição. O líder da legenda nacional não considera outra hipótese, e nem outro nome, para as eleições na capital de Mato Grosso, que não o de Galindo.
Atualmente o partido tem apenas quatro prefeitos, são eles: Amazonino Mendes (Manuas-AM), Elmano Férrer (Teresina-PI), Dulciomar Costa (Belém-PA), e Chico Galindo. Os petebistas não possuem nenhum governador de Estado eleito, e os prefeitos destas capitais são referencias nacionais pelas boas gestões que os mesmos vêm apresentando.
Entretanto, com as eleições de 2012, o número de representantes nos executivos municipais pode sofrer redução, pois, o paraense Dulciomar Costa não poderá buscar a reeleição em Belém, devido ao fato de já ter sido reeleito em 2008, e ainda, com a desistência de Galindo na disputa em Cuiabá, o PTB poderá ter na melhor das hipóteses apenas dois candidatos reeleitos, por isso, há uma pressão interna para que Galindo busque a reeleição.
Segundo informações passadas ao VG Noticias, a vontade de não concorrer à reeleição em Cuiabá é uma decisão que partiu do próprio prefeito e não do partido. Porém, como Galindo sempre se posicionou que é um político partidário e que respeita a decisão da sigla, algumas pessoas ligadas ao PTB já apontam que o cenário pode mudar com a vinda de Jefferson à Cuiabá.
Com isso, os rumos políticos em Cuiabá estão cada vez mais indefinidos, já que os pré-candidatos Carlos Brito (PSD) e Guilherme Maluf (PSDB), que hoje duelam pela aliança com o PTB para as eleições municipais, garantiram que caso Galindo busque a reeleição eles não concorreriam.
Tudo que parecia definido volta a ficar indefinido, e até 30 de junho, prazo final para as convenções, tudo pode mudar.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).