30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 08:39 - A | A

Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 08h:39 - A | A

corrida pela presidência

Prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, defende limitação de mandatos na Presidência da AMM

Bortolin disse que a perpetuação tem causado a desfiliação de muitos prefeitos

Gislaine Morais/VGN

O prefeito do município de Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), que também candidato à Presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), afirmou em entrevista ao programa No Ar, com o jornalista Geraldo Araújo, na manhã dessa terça-feira (13.06), que, se eleito, nenhuma Prefeitura será pega de surpresa com qualquer alteração visando a perpetuação do mandato. Ele acredita que terá o apoio da maioria dos prefeitos para essa causa.

Leonardo argumentou que os prefeitos são eleitos pelo povo com mandatos legítimos, tendo direito a uma recondução ao cargo. No entanto, ele acredita que a perpetuação no poder prejudica tanto as instituições quanto as pessoas, resultando em uma zona de conforto.

“Isso não é salutar, todos que defendem o processo democrático deveria ser contra a perpetuação ao poder. Então traremos uma proposta que já é muito evidente, partindo da permissão de apenas uma recondução e não permitindo sucessivas reconduções ao cargo de presidente.

Outros gestores precisam ter a oportunidade de exercer sua liderança à frente da associação e trazer ideias de renovação e inovação para ajudar a contribuir, ponderou

Quanto à possibilidade de um prefeito em exercício ocupar à Presidência da AMM, Bortolin afirmou que esse é um tema sensível que ainda precisa ser discutido com os prefeitos filiados. Ele mencionou que existem prefeitos excelentes e gestores excepcionais que vivem em regiões mais distantes da capital - e teriam dificuldades em ser presidente e prefeito ao mesmo tempo.

Contudo, Leonardo defende sua posição como candidato, alegando que é diferente, pois está concluindo seu segundo mandato e sua cidade está localizada a uma distância de apenas 1 hora e 50 minutos de Cuiabá.

"Além disso, tenho condições de ser presidente da AMM hoje, pois tenho uma excelente equipe dentro do município de Primavera, o que permite que a cidade funcione com vigor, enquanto eu me dedico às ações da Associação Mato-Grossense de Municípios", ressaltou.

Questionado sobre as mudanças estatutárias feitas pelo atual presidente Neurilan Fraga, que ampliou de dois para três anos o mandato e permitiu  à reeleição, Bortolin afirmou que acredita no respaldo de grandes lideranças municipalistas que também desejam renovação. Ele assegurou que está entusiasmado em contribuir para esse objetivo, pois os prefeitos estão preparados para representar com orgulho o municipalismo de Mato Grosso.

O prefeito também mencionou que já conversou com os prefeitos que estão se desfiliando da AMM, devido a não aceitação da perpetuação no cargo. Ele ressaltou que se Neurilan for reeleito para um quinto mandato, cerca de 40 a 50 Prefeituras também se desfiliarão, alegando que a associação entrou em uma zona de conforto.

"Portanto, é necessário promover esse novo olhar. Estou entusiasmado e com muito desejo de fazer com que nossa associação seja reconhecida nacionalmente como uma instituição inovadora e moderna, capaz de fornecer ferramentas para melhorar a vida dos municípios que enfrentam dificuldades financeiras e não possuem uma equipe técnica aperfeiçoada na Prefeitura. É aí que a associação pode auxiliar esses gestores no dia a dia", concluiu Leonardo.

O prefeito de Primavera do Leste também destacou que conta com o apoio dos 58 prefeitos do Estado, além do respaldo do diretório estadual, especialmente do presidente e ex-deputado Carlos Bezerra, e dos  deputados estaduais, Janaina Riva, Thiago Silva eJuca do Guaraná,  e do deputado federal Juarez da Costa.

"Agora, é claro que estamos buscando o apoio de todos os prefeitos. Vamos visitar todas as cidades, debater e levar essa mensagem de renovação, de oxigenação para nossa instituição, que é essencial e fundamental", finalizou o prefeito Leonardo Bortolin.

Leia também - MDB deve apoiar Eduardo Botelho à Prefeitura de Cuiabá em 2024, afirma deputada Janaina Riva

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760