12 de Dezembro de 2024
12 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Agosto de 2014, 10:33 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2014, 10h:33 - A | A

Julgamento

Por unanimidade, Pleno do TRE nega candidatura de Riva ao governo do Estado

O Ministério Público Eleitoral (MPE) argumentou que Riva possui quatro condenações na Justiça comum não apresentando assim todas as documentações exigidas pela Justiça Eleitoral para o registro de candidatura.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O futuro político do candidato ao governo do Estado, José Riva (PSD), está sendo decidido neste momento (10h33min), pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT).

Os membros da TRE analisam dois pedidos de impugnação, formulados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação "Coragem e Atitude pra Mudar", que tem como candidato ao governo, o senador Pedro Taques (PDT).  O relator do processo é o juiz Agamenon Alcântara.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) argumentou que Riva possui quatro condenações na Justiça comum não apresentando assim todas as documentações exigidas pela Justiça Eleitoral para o registro de candidatura.

No início da sessão, O MPE alegou que todas as condenações contra o social-democrata comprovaram dano ao erário, dolo e enriquecimento ilícito, quesitos considerados “graves” para registro de candidatura. O Ministério Público citou ainda os pagamentos de serviços não prestados na Assembleia Legislativa, no qual Riva é acusado.

O advogado da coligação de Taques, Paulo Taques, em sua sustentação oral no TRE, argumentou que o deputado registrou a candidatura fora do prazo, o que caracteriza o impedimento de Riva por ser ficha suja. Ele garante ainda dolo, lesão ao erário com valores quantificados dos desvios e enriquecimento ilícito de Riva e terceiros.

Advogado de Riva, Rodrigo Mudrovitsch, em sua sustentação alegou que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige condenações por lesão ao patrimônio e enriquecimento ilícito para a inelegibilidade do candidato. Ele disse que o TSE não é órgão para reformar decisões da Justiça e que as quatro condenações estão sendo analisadas pelo STJ e tem convicção da inocência de Riva.

Atualizada em 10:44 - Tudo indica que o relator vai votar pela impugnação da candidatura.

Atualizado em 11:03 - Agamenom vota pelo indeferimento da chapa de José Riva e Aray Fonseca.

Atualizado em 11:06 - Os demais membros do Pleno votam neste momento.

Atualizada em 11:07 - O juiz Lídio Modesto acompanhou o relator e votou pelo indeferimento de Riva.

Atualizada em 11:10 - Juiz André Pozzeti acompanha o relator e vota pelo indeferimento da candidatura de José Riva.

Atualizada em 11:13 - Desembargadora Maria Helena Póvoas está lendo neste momento e acompanha o relator. Até agora, são quatro votos favoráveis a impugnação.

Atualizada em 11:32 - O juiz Pedro Francisco da Silva também acompanhou o relator e voto pelo indeferimento da candidatura do social-democrata.

Após votação, Riva tem o registro de candidatura indeferida pelo pleno do TRE por unanimidade. Com a decisão, a candidatura do social-democrata ficará sub judice.

O advogado de Riva, José Antônio Rosa, garantiu que a defesa já prepara recurso para ingressar no Tribunal Superior Eleitoral na busca de reverter a decisão. O prazo para recurso é de três dias.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760