O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), se pronunciou em suas redes sociais, na manhã deste sábado (25.07), sobre o decreto do governador Mauro Mendes (DEM), reabrindo os comércios não essenciais. “Deixo uma mensagem importante aos empreendedores e trabalhadores que retomam suas atividades a partir de hoje, vamos mostrar a todos que nós estávamos certos desde o começo”, disse Emanuel.
O emedebista enfatizou que depois de um mês recorrendo da decisão judicial, que classificou como “atabalhoada e equivocada” – e, que, segundo ele, prejudicou todo planejamento técnico das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, o Governo do Estado entendeu que a Prefeitura de Cuiabá estava correta desde o início - e entendeu ainda, que é possível conciliar o trabalho com as medidas de biossegurança.
“Depois de um mês brigando na Justiça, para não chegar a este ponto, quase ao caos econômico. Quantas empresas não fecharam, quantos empregos foram perdidos, quanto desespero, quanta angústia, foi preciso quase chegar ao fundo do posso para que o Governo do Estado entendesse que a ponderação e o equilíbrio e responsabilidade de Cuiabá estavam corretos”.
Emanuel Pinheiro afirmou que até para desfazer, o que chamou de “atrapalhada”, foi um final melancólico. “Encerra a noite de um dia dizendo que vai ter quarentena de 14 dias, no outro dia de manhã, resolve mudar. Agora é o Estado que vai passar a definir as diretrizes das medidas restritivas de combate à pandemia. Até ai tudo bem, mas esqueceram de conversar com os executores destas medidas, com os gestores de Cuiabá e Várzea Grande. Agora é preciso organizar, colocar em ordem o que fizeram e normatizar. Cuiabá tem gestor, tem leis, tem normas e estas normas devem ser seguidas”, enfatizou.
O prefeito disse que está discutindo com sua equipe técnica as normatizações que serão implementadas quanto às medidas de biossegurança que serão adotadas para preservar a vida das pessoas. Ele avisou que vai conversar com representantes de todas as atividades econômicas, a fim de estabelecer entre outras medidas, o horário de funcionamento, que, segundo ele, não é “liberou geral” para trabalhar a hora que quiser ou bem entender. “Cuiabá tem normas, regras, leis e tem gestão”, avisou.
O prefeito alfinetou o governador Mauro Mendes dizendo que ele precisa ter humildade e equilíbrio. “Peço ao governador, se quer liderar, lidere governador, mas para liderar, acima de tudo, tem que ter humildade, prudência e equilíbrio. O senhor tem que ser uma liderança convergente. O principal atributo de um líder é o equilíbrio, a serenidade e a convergência, ser um polo agregador. Numa semana, governador, o senhor agrediu cinco ou seis setores da sociedade. Abriu a semana ofendendo pesquisadores da UFMT, depois ofendeu o Ministério Público, depois ofendeu policiais militares, servidores públicos, e fechou a semana ofendendo servidores e profissionais da saúde da atenção básica da Prefeitura municipal de Cuiabá. Estou até preocupado para saber quem o senhor vai ofender hoje", cutucou.
Ao finalizar, Emanuel Pinheiro disse que a "brincadeira" tem que acabar - e destacou a importância do cargo de governador e dele (prefeito). “Temos que levar a sério, a importância do cargo que o senhor ocupa e que eu ocupo, nós temos que nos unir, independente de nossas relações pessoais, de simpatias ou antipatias, de ideologia partidária, vamos esquecer eleição, nossa eleição é a guerra contra a Covid-19, o nosso adversário é o novo coronavírus”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).