A passagem do candidato ao governo Pedro Taques (PDT) pelo Vale do Araguaia, na sexta e sábado (19 e 20), selou mais uma semana de adesões ao bloco da oposição na caminhada rumo ao Palácio Paiaguás. Em Nova Xavantina, Barra do Garças, Querência, Canarana e Água Boa, o pedetista ressaltou o compromisso de continuar ouvindo o cidadão para desenvolver políticas públicas que vão melhorar a qualidade do ensino, a saúde, segurança e as estradas. Líder nas pesquisas, Pedro Taques foi recebido por centenas de pessoas que se juntaram à “Caravana da Mudança”.
“O nosso grupo é de oposição ao atual governo e não concorda com a atual administração. Por exemplo: Mato Grosso tem um dos piores índices de educação do Brasil, isso mostra que o PT acabou com educação do estado, está na secretaria de educação como algo que lhe pertence. A nossa proposta é mudar isso, o nosso diferencial é que não entregaremos secretarias a partidos políticos”, ressaltou Pedro Taques, durante reunião com profissionais da educação em Barra do Garças.
Em Água Boa, a má-qualidade dos serviços de saúde também preocupa a população. “Os hospitais regionais não estão funcionando em todo o estado, vamos acabar com as OSSs. Aqui em Água Boa, recentemente, um médico teve que escolher entre vidas por que não tinha o essencial, adiou uma operação por falta de remédios”, disse o candidato.
Pedro Taques lembrou do compromisso de implantar dois hospitais regionais na região do Vale do Araguaia, sendo um deles na cidade de Porto Alegre do Norte e outro em Barra do Garças. Em seu plano de governo, o líder da coligação “Coragem e Atitude pra Mudar” coloca entre os temas prioritários o fortalecimento do atendimento de alta e média complexidade no interior do Estado. Para isso, terá como meta emergencial fazer funcionar os hospitais regionais.
Mandato participativo – No início do ano, durante o recesso parlamentar, o senador Pedro Taques fez uma viagem de 13 dias ao Vale do Araguaia para apurar as necessidades das 27 cidades da região. A região tem problemas na área de educação, saúde e infraestrutura logística. E a maioria das 158 reivindicações colhidas pelo senador tem a ver com problemas em rodovias, especialmente falta de pavimentação.
“As nossas estradas estão péssimas, ruins ou com irregularidades. Vamos fazer com que o FETHAB seja aplicado no seu objetivo, vamos acabar as obras do MT Integrado e ampliar ainda mais”, afirmou o pedetista, observando que continuará visitando as regiões para colher demandas diretamente com o cidadão.
Outro tema abordado por moradores do Araguaia diz respeito às dificuldades encontradas pelas famílias que sobrevivem da agricultura familiar. “Quero dizer a vocês do setor produtivo desta região: nós vamos resolver o problema da SEMA, vamos resolver a demora de três anos para emitir uma licença ambiental. Quero falar com você da agricultura familiar: nós vamos tratar da regularização fundiária e fazer que os assentamentos de Mato Grosso possam ter apoio e alavancar a agricultura familiar”, disse Pedro Taques em Querência.
Caravana da Mudança – Ao lado de candidatos a deputado federal e estadual, Pedro Taques lidera uma série de eventos políticos, nesta segunda-feira (22.09), na cidade de Cáceres.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).