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Política Quinta-feira, 25 de Abril de 2013, 09:53 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2013, 09h:53 - A | A

MT e PA farão estudo de viabilidade para uma nova ferrovia

Os Estados do Pará e Mato Grosso firmaram uma parceria para buscar a integração logística entre as regiões Norte e Centro-Oeste, por meio de uma ferrovia que ligará as duas unidades da federação, reduzindo os custos e o tempo para o escoamento da produção. Em reunião com governador do Pará, Simão Jatene, ocorrida nesta quarta-feira (24), em Belém (PA), uma comitiva mato-grossense formada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, acompanhado pelo secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, representando o governador Silval Barbosa e o deputado Adalto de Freitas, apresentaram o estudo feito no Estado, mostrando a viabilidade do modal.

A proposta de que a ferrovia parta do município de Água Boa, na região do Araguaia, em Mato Grosso, e chegue até Barcarena, no nordeste do Pará, com o traçado paralelo às rodovias BR-158, PA-150, BR-222 e BR-010.

Também foi discutida a possibilidade de a ferrovia, inicialmente, partir do Mato Grosso até Marabá, no sudeste paraense. “Essa alternativa reduziria os custos iniciais em cerca de um terço”, informou o governador. A ligação com o nordeste paraense seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até Barcarena, e outro até o porto de Espadarte, em Curuçá.

De acordo com o secretário da Sicme, Alan Zanatta, a Ferrovia MT/PA é uma alternativa para a transformação da logística do estado. “Fui designado pelo governador Barbosa para participar deste momento importante entre os dois Estados, o projeto que tem a autoria do deputado José Riva tem todo o apoio do Governo de Mato Grosso. A obra representará a mudança no fluxo de caminhões no Brasil. Este novo projeto fará com que Mato Grosso tenha um corredor de alto desenvolvimento e diminua o trajeto da produção em no mínimo 5 mil quilômetros, considerando a volta na costa marítima brasileira que os navios precisam fazer hoje. E com certeza estes dois Estados serão o futuro Eldorado do Brasil e do mundo. Nós temos tudo para mudar não só a economia da região do Araguaia, mas também do Estado do Pará”, explicou.

A partir de agora, Mato Grosso e Pará trabalharão em conjunto para avançar com o estudo de viabilidade e o projeto básico, onde será apontado qual o melhor traçado, as questões ambientais e a implantação do projeto. O deputado Riva informou que uma das alternativas para viabilizar a ferrovia é através das Parcerias Público-Privadas (PPP), e já existem investidores estrangeiros interessados. “Já tivemos a visita de empresários americanos, chineses, coreanos e russos querendo conhecer o projeto da ferrovia”, afirmou Riva.

O governador Simão Jatene se comprometeu em parceria com Mato Grosso montar uma equipe técnica entre os dois estados para fazer o estudo de viabilidade. “Já sentimos que é viável, mas precisamos de um projeto concreto. O presidente Riva veio nos apresentar uma saída para impulsionarmos nossa economia, com uma visão objetiva e comprometida com um projeto de desenvolvimento”, ressaltou Jatene.

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda informou que agendará uma sessão especial no Pará para a discussão da proposta. “Precisamos vender essa ideia, não só para os investidores, como também para os demais parlamentares, o setor produtivo e toda a sociedade. Essa é uma proposta concreta, e que nos une cada vez mais, uma vez que viabiliza a produção dos dois estados, a logística e a integração entre eles, o que é bom para a região e também para o Brasil”, disse Miranda.

O projeto de ferrovia beneficia direta e indiretamente mais de 2 milhões de pessoas, resgata o Araguaia, fomenta o incremento da produção agrícola, ocupa áreas antropizadas e a sua construção é barata. O deputado Adalto de Freitas, que é da região do Araguaia, mostrou entusiasmo ao falar do projeto.. “Essa é uma ação de grande importância para Mato Grosso e especialmente para o Araguaia, uma região que vive há décadas aguardando uma oportunidade para se desenvolver e mostrar suas riquezas. Essa logística diferenciada e inteligente de iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai transformar uma região adormecida em uma grande potência econômica”, afirmou.

Também integraram a comitiva, os assessores parlamentares, Nelson Abdala e André Nobrega.

Sicme com informações da Assessoria de Imprensa da AL-MT

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