O empresário do ramo da construção civil, engenheiro José Eduardo Botelho, 55, foi eleito deputado estadual com 40.517 votos pelo eleitorado mato-grossense nas eleições deste ano. Natural de Nossa Senhora do Livramento (MT), o engenheiro é diretor da Construtora Nhambiquaras em Várzea Grande, já foi professor das disciplinas de matemática e física nas cidades de Diamantino, Cuiabá e Arenápolis e chefe do antigo escritório regional das Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) na década de 90. Evangélico, casado, pai de quatro filhos e avô de duas meninas, ele exercerá o seu primeiro mandato como parlamentar na Casa de Leis de Mato Grosso a partir de janeiro de 2015.
Confira entrevista
O que o levou a entrar na política?
José Eduardo Botelho - O sonho em contribuir para a mudança de um Estado que seja mais prestador nos serviços de Saúde, Segurança e Educação.
Já foi filiado em outra legenda?
José Eduardo Botelho - Somente pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Na sua opinião, quais áreas precisam de mais atenção em Mato Grosso?
José Eduardo Botelho - Segurança e saúde são áreas urgentes que necessitam de mais atenção por parte da bancada Legislativa.
O que será prioridade no seu primeiro ano de mandato?
José Eduardo Botelho - Minha prioridade será auxiliar o governador Pedro Taques para que sejam feitas as mudanças necessárias no Estado e que a prestação dos serviços públicos seja mais eficaz.
Acredita que sua eleição é reflexo do desejo de renovação?
José Eduardo Botelho –Sim. A vontade de renovar e o fato de eu ser um candidato novo influenciaram muito na quantidade de votos que obtive. A confiança dos eleitores depositada em mim foi consequência dos 45 mil votos conquistados. Quero retribuir a confiança do eleitorado mato-grossense com meu trabalho na Assembleia Legislativa.
Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processos na Justiça?
José Eduardo Botelho – Não concordo. Já tem a Lei da Ficha Limpa que existe como forma de coibir a prática ilegal de mandato de candidatos que tentam o pleito e que já respondem por processos na Justiça. A lei já existe para coibir o exercício de mandato desses candidatos por parte da iniciativa popular.
Na sua concepção, quais os maiores desafios que os novos deputados estaduais enfrentarão a partir de janeiro de 2015?
José Eduardo Botelho - O maior desafio será tornar a máquina pública mais enxuta e eficaz. Diminuir os custos e aumentar a produção. O desafio será enfrentar o período de dificuldades que virá daqui em diante na política mato-grossense. O Estado passa por um momento difícil na política.
Como empresário qual o maior desafio do setor atualmente?
José Eduardo Botelho - O cenário desenhado não é um cenário bom, ainda mais para o Estado que é agrícola. Vamos atravessar um período de grandes dificuldades que virão por aí.
Na condição de parlamentar, como poderá ajudar a classe empresarial?
José Eduardo Botelho - Tornando um Estado mais produtivo. Temos um Estado mal governado e que o empresariado de modo geral sofre com isso. Hoje temos um Estado que somente cobra. Quero fazer uma política voltada para o comprometimento, uma política construtiva e não destrutiva. O empresário de modo geral sofre com a prestação de serviços oferecida pelo poder público. Na condição de parlamentar, pretendo apresentar projetos de lei que visem melhorias na prestação de serviços ao empresariado mato-grossense.
Irá cumprir todos os compromissos firmados em campanha?
José Eduardo Botelho - Sim, honrarei todos os meus compromissos. Meu maior compromisso é ser produtivo e transparente, além de ajudar o governador nas mudanças necessárias para o Estado. Esses são meus compromissos.
O senhor se sente preparado para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso?
José Eduardo Botelho - A minha história de vida é a minha maior referência enquanto trabalhador. Fui vendedor de jornais e de balas em porta de cinema, trabalhei em feiras públicas. A minha experiência profissional enquanto empresário e engenheiro me faz estar preparado para enfrentar a bancada da Assembleia Legislativa e ser presidente da Casa de Leis de Mato Grosso.
Qual mensagem você deixa aos eleitores que acreditam em seu futuro trabalho e que o elegeram?
José Eduardo Botelho - Mensagem de esperança. O resultado virá em breve com nosso trabalho na Assembleia Legislativa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).