30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 27 de Agosto de 2023, 13:30 - A | A

Domingo, 27 de Agosto de 2023, 13h:30 - A | A

EM DISCUSSÃO NA ALMT

Max defende implantação das “emendas pix”, mas cobra transparência na destinação da verba

Max afirmou que “emendas pix” vai proporcionar que o prefeito possa ter autonomia para melhor investir os recursos na cidade

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

O deputado estadual, Max Russi (PSB), em entrevista à imprensa, defendeu a implantação das “emendas pix”, no qual dispensa a necessidade de celebração de convênios ou da apresentação de um plano de trabalho, para que o Governo do Estado possa destinar recursos reservados na cota de cada deputado visando atender municípios de Mato Grosso.

A proposta deste modelo de emenda foi apresentada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). No texto consta que a emenda não ficará carimbada para nenhuma despesa específica e nem carece de prestação de contas.

Sobre a proposta, Max declarou que as “emendas pix” vem sendo usado no Congresso Nacional, e que inclusive foi considerada legal, desde que ocorra transparência na gestão e destinação dos recursos. 

“Eu sou a favor. Acho que é um instrumento importante porque faz o repasse direito ao prefeito. Quem administra os municípios são os prefeitos com os vereadores e a sociedade de maneira geral. Então nada mais justo e mais rápido, encaminhar os recursos de uma forma menos burocratizada, para que assim possam ser investidos o mais rápido possível em obras, ações e projetos”, disse o deputado. 

Conforme ele, a “não carimbar a verba da emenda” o instrumento vai proporcionar que o prefeito possa ter autonomia para melhor investir aquele recurso no município de acordo com a necessidade. 

“Você vai colocar o recurso na conta do município e vai conseguir dar autonomia ao prefeito, que escolhido pela população para ser o grande administrador e gerenciador desse recurso”, enfatizou. 

Russi defende fortalecer os órgãos de controle, como Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e as Câmaras Municipais, para que eles possam efetuar o acompanhamento e fiscalização da aplicação do recurso.

“Acredito que com transparência, um objeto de controle como no caso os órgãos de fiscalização, para saber o quanto foi enviado e para quem, não vejo problema algum na implantação deste modelo de emenda”, finalizou.

Leia Também - Janaina confirma pré-candidatura ao Senado: "Vou tentar conquistar mais correligionários para ser nome do MDB"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760