28 de Novembro de 2024
28 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019, 18:52 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019, 18h:52 - A | A

Política

Lava Toga: Senadores sofrem pressão para retirar assinatura do requerimento da CPI

Edina Araújo/VG Notícias

Reprodução Twitter

Alessandro Vieira _vgnoticias

 Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) 

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) conseguiu as 27 assinaturas necessárias à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar supostos abusos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Porém, a pressão do Palácio do Planalto para não deixar a CPI seguir em frente é grande. Alguns senadores estariam sendo ameaçados para retirarem o nome do requerimento. Clique Aqui e veja requerimento.

Ao oticias, a assessoria do senador Alessandro Vieira, autor da CPI da Lava Toga no Senado, afirmou que, oficialmente, nenhum senador ainda pediu para que retirasse o nome, e que o requerimento com as 27 assinaturas está no gabinete. “Oficialmente, está aqui no gabinete do senador o requerimento com as 27 assinaturas. Até agora, nenhum senador pediu para retirar assinatura. Tem comentários, porém, nada oficial”, afirmou assessoria do senador Alessandro Vieira. Confira nomes dos senadores que assinaram o requerimento no final da matéria.

Segundo assessoria, o próprio senador Alessandro Vieira, confirmou para alguns veículos de comunicação, que está havendo pressão por parte do Palácio do Planalto para que os senadores retirem suas assinaturas do requerimento, mas ninguém se manifestou ainda.

Conforme apurou o oticias, o presidente do Senado, Davi Alcalumbre (DEM) estaria articulando para desmobilizar a CPI, porque, além da ligação que tem com o ministro do STF, Dias Toffoli, não interessa neste momento, criar uma crise entre os Poderes.

Questionado qual a previsão para o senador protocolar o documento na Casa, a assessoria disse que não há prazo, pois o senador estava, por questões de estratégia, aguardando outras possíveis adesões.

De acordo com o requerimento que o oticias teve acesso, a CPI será composta por 10 membros titulares e seis suplentes, obedecido o princípio da proporcionalidade, destinada no prazo de 120 dias, com limite de despesa fixado de R$ 30 mil, para investigar condutas ímprobas, desvios operacionais e violações éticas por parte do ministro Dias Toffoli.

“Nos últimos meses, os cidadãos brasileiros vêm experimentando, uma vez mais, os graves e danosos efeitos de uma atuação arbitrária, heterodoxa e absolutamente ilegal e incondicional por parte do Presidente do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da justificativa.

O oticias entrou em contato com assessoria da senadora Selma Arruda (PSLMT), para saber ela retiraria assinatura do requerimento, e se estaria sofrendo pressão. No entanto, a assessoria disse que a senadora não iria se manifestar.

A assessoria do presidente do Senado, Davia Alcalumbre estava em reunião e não se manifestou até o fechamento da matéria.

CPI – É a terceira tentativa do senador em instaurar uma comissão para investigar o Judiciário. No início do ano, ele apresentou dois requerimentos para investigar diversas condutas de membros dos tribunais superiores. O primeiro teve assinaturas retiradas depois do protocolo e acabou não virando em nada.

O segundo contou com 29 apoios, mas foi arquivado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sob o argumento de que o pedido extrapolava os limites de fiscalização da Casa. Na ocasião, Davi recorreu da própria decisão para o Plenário, que deveria dar a decisão final sobre o caso, mas essa votação ainda não aconteceu.

Lista dos signatários da CPI Lava Toga:

1. Alessandro Vieira (Cidadania)
2. Eduardo Girão (Podemos)
3. Marcos do Val (Podemos)
4. Jorge Kajuru (Patriota)
5. Oriovisto Guimarães (Podemos)
6. Styvenson Valentim (Podemos)
7. Plínio Valério (PSDB)
8. Carlos Viana (PSD)
9. Juíza Selma Arruda (PSL)
10. Reguffe (sem partido)
11. Leila Barros (PSB)
12. Randolfe Rodrigues (Rede)
13. Major Olímpio (PSL)
14. Lasier Martins (Podemos)
15. Alvaro Dias (Podemos)
16. Fabiano Contarato (Rede)
17. Espiridião Amin (PP)
18. Jarbas Vasconcelos (MDB)
19. Luis Carlos Heinze (PP)
20. Soraya Thronicke (PSL)
21. Rodrigo Cunha (PSDB)
22. Arolde de Oliveira (PSD)
23. Flávio Arns (Rede)
24. Izalci Lucas (PSDB)
25. Jorginho Mello (PL)
26. Maria do Carmo (DEM)
27. Mara Gabrilli (PSDB)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760