12 de Dezembro de 2024
12 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016, 08:30 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016, 08h:30 - A | A

decisão

Justiça nega indenização para morador de MT que aparece em foto com investigados da Ararath

Redação VG Notícias

O direito à imagem não pode servir como empecilho para toda e qualquer imagem a ser vinculada em matéria jornalística. Com este entendimento, a Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) não acatou o pedido feito em recurso de Apelação para reformar uma sentença de uma juíza da Capital que julgou improcedente uma ação com pedido de danos morais.

O autor da ação alegou que vinha sofrendo represálias, humilhações e sérios constrangimentos em decorrência da vinculação de sua imagem nas matérias que envolvem pessoas de reputação maculada pela operação Ararath, que objetiva apurar a lavagem de dinheiro no Estado de Mato Grosso e em outras regiões do Brasil.

Ao julgar a ação, a juíza da 11ª Vara Cível de Cuiabá registrou que no caso em questão não houve ato ilícito, pois a empresa de comunicação apenas divulgou a foto dos políticos envolvidos, mas não mencionou o nome do autor.

Inconformado, o autor recorreu em grau de Apelação ao Tribunal de Justiça. Para os desembargadores que avaliaram o caso, se a fotografia for capturada em evento público, onde o indivíduo expôs a sua imagem genericamente, sem qualquer restrição, não há que se falar em limitação ao uso das fotografias daí decorrentes. Tendo a empresa de comunicação agido no exercício regular do seu direito, sem citar o nome do autor, sem abusar do seu direito de informação e sem vincular matéria sensacionalista, não há que se falar em indenização por danos morais cabível por suposta violação ao direito de personalidade do autor.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760